Planeta mais próximo do Sol em nosso Sistema Solar, Mercúrio reflete rapidez e movimento. Na mitologia romana era conhecido como o mensageiro dos deuses, responsável pelo fluxo de informações entre os imortais e o mundo subterrâneo.  Dessa forma, sua natureza é dual e inconstante. Ele é o portador do bem e do mal, do masculino e do feminino, do certo e do errado. Mercúrio simboliza as trocas, as negociações e o entendimento com as outras pessoas. É através desse planeta que expressamos nossas ideias e entendemos quem são e como pensam as outras pessoas. 

Na mitologia grega ele é chamado de Hermes, uma divindade com inúmeras atribuições, conhecido como o protetor dos viajantes, guardião das estradas. Era o deus da eloquência, da arte do bem falar, conhecedor profundo da magia, o intérprete da vontade dos deuses. O dia da semana a ele atribuído é quarta-feira.  

A ATUAÇÃO DE MERCÚRIO

Regente de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é a forma como raciocinamos, nos expressamos, escrevemos – tudo que conduz a comunicação. No corpo humano, ele está associado ao nosso sistema nervoso. Além disso, é pela energia de Mercúrio que usamos nossa capacidade racional e intelectual. Ou seja, com ele conseguimos, por exemplo, expor nossas ideias, convencer alguém a tomar uma decisão, conquistar aliados, resolver um problema através do diálogo. Não é o falar por falar. É a nossa capacidade de ser racional através da comunicação.

Sua posição no mapa nos ensina sobre como nos expressamos, o que desperta nossa curiosidade e nos ajuda a entender qual é o nosso meio de expressão mais natural. A vida é uma troca constante. Precisamos nos fazer entender e também entender o outro e é disso que Mercúrio nos fala: troca, movimento e diversidade. O signo de Mercúrio indica o modo como construímos os pensamentos e como funciona a nossa mente. Ele é rápido, inquieto, curioso e estratégico. É ele que nos molda e nos torna flexíveis.

Sabemos que a raça humana sobreviveu e evolui ao longo dos anos graças a muitos fatores, mas principalmente pela capacidade de reunir informações e passá-la adiante, ou seja, comunicar e criar histórias. E Mercúrio justamente reflete essa qualidade. Com ele, podemos utilizar o pensamento lógico na nossa vida. Podemos ter consciência daquilo que nos cerca e transformar tudo em informação de forma coerente e em nosso benefício.  Quando a função desse planeta se realiza, ele aprende a arte de se comunicar com os demais e a fazer da palavra o instrumento de entendimento com as pessoas.

O TEMIDO MERCÚRIO RETRÓGRADO

Nos últimos tempos a retrogradação de Mercúrio tomou o imaginário das pessoas como um grande evento, porém sabemos que na astrologia nada deve ser levado ao pé da letra. Primeiro é importante entendermos que todos os planetas do nosso Sistema Solar apresentam o chamado movimento de retrogradação, que é um movimento aparente de um planeta na direção oposta aos demais de seu sistema, conforme observado na Terra. 

Um planeta retrógrado representa um momento de revisão e avaliação. Uma chance para olharmos com calma para um acontecimento que passou, mas ainda precisa ser resolvido; tempo de olhar para trás e revisar assuntos que sejam do universo daquele planeta. Como Mercúrio tem uma órbita mais rápida, seu fenômeno de retrogradação acontece mais vezes ao longo do ano, o que ajuda a reforçar todo o mito em torno dele.  

E o que significa Mercúrio Retrógrado? Ele nos fala justamente sobre o momento de refletirmos sobre aquilo que verbalizamos, comunicamos, expressamos ao mundo. Surge aí a necessidade de termos mais concentração e atenção. É um tempo de pensar antes de fazer e falar, para tomarmos decisões de forma mais assertiva – assim não precisaremos voltar atrás. É importante ficar atento ao que é falado, deixando tudo às claras, buscando objetividade. Porém não existe motivo para pânico. Não é preciso parar a vida ou deixar de tomar decisões durante esse período. Basta se conectar com a sua calma. 

Quer aprender mais sobre como cada planeta atua na Astrologia? Acompanhe nosso conteúdo completo no blog Claudia Lisboa.