Embora seja um evento popular entre boa parte das pessoas que se interessam por astrologia, Mercúrio Retrógrado não é algo raro. Ele acontece três vezes por ano e sempre vira o centro das atenções e até mesmo um motivo para cancelar compromissos ou adiar decisões. Mas será que a retrogradação de um planeta tem tanto efeito em nossa vida? É isso que veremos a seguir! 

Quer entender mais sobre o movimento de retrogradação dos astros? Confira este vídeo em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=BqgeREQBCHo&t=4s

Mercúrio Retrógrado – Mito ou realidade? 

Com exceção do Sol e da Lua, todos os planetas em algum momento ficam retrógrados do ponto de vista da Terra. A retrogradação é um movimento aparente de um corpo planetário. Dizemos aparente porque, de fato, nenhum planeta anda para trás. Apenas temos essa sensação, já que a Terra também se movimenta continuamente. 

Regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e sua órbita é a mais rápida do Sistema Solar, e, assim, fica retrógrado mais vezes que os demais. Na mitologia, ele era conhecido como mensageiro dos deuses, que levava os recados entre o céu e o inferno. Ele é movimento, fluxo de ideias e conexões. Representa o pensamento lógico, como nos comunicamos e nos expressamos. 

Por essas características, muitos associam Mercúrio Retrógrado ao surgimento de problemas na esfera da comunicação. Um e-mail que não chega, uma carta que extravia, o celular que quebra. Porém, ele não atua dessa forma. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, independente do movimento de um planeta. Seu efeito, na verdade, é mais sutil. Pode ser um momento que pede uma maior prudência com as palavras, análise criteriosa de afazeres rotineiros ou uma chance de retomarmos um assunto pendente que precisa ser resolvido. 

Próximas datas de Mercúrio Retrógrado em 2021 

Se você pretende acompanhar a energia do céu e usá-la a seu favor ao longo da retrogradação de Mercúrio este ano, anote as datas na agenda:

– 29/05 a 22/06 

– 27/09 a 18/10 

O que esperar de Mercúrio Retrógrado? 

Um planeta retrógrado nos remete a algo do passado que hoje se manifesta, que pode nos cobrar ajustes ou prestações de conta. Assim, a retrogradação de Mercúrio pode ser um convite para resolvermos problemas de conexões que, quando solucionados, farão fluir a linguagem, facilitando a comunicação. Ou seja, um bom momento para resolver aquele mal entendido, um assunto que ainda paira no ar e muitas vezes volta a nos incomodar. 

Mercúrio Retrógrado é uma chance para revisarmos os diversos aspectos da nossa rotina. Não é preciso desmarcar compromissos ou evitar assinatura de contratos, por exemplo. A vida acontece todos os dias e é assim que deve ser. Porém, vale ficar mais atento ao que é dito, revisar documentos, ler informações importantes com calma e atenção. É recomendável pensar e planejar antes de falar ou tomar uma atitude, para evitar um possível retrabalho. O ideal é buscar mais assertividade, objetividade e clareza nas mensagens, sejam elas faladas ou escritas. Refletir, ponderar e revisar são bons comandos para o período. 

Quando o indivíduo tem uma forte influência de Mercúrio no Mapa Astral, pode ser que ele sinta seus efeitos de forma mais intensa, mas nenhuma análise deve ser feita de forma isolada. Entretanto, quando um planeta fica retrógrado, vale observarmos a área em que ele está atuando em nosso mapa de nascimento para entendermos como podemos ser afetados durante este período. 

Oportunidades trazidas por Mercúrio Retrógrado

Por mais que existam certos mitos em torno da astrologia, é importante lembrar que os astros não atuam para nos punir ou beneficiar. O que acontece é que, ao longo da vida, de acordo com o nosso próprio Mapa Astral e os trânsitos que se desenham anos a fio, podemos sim enfrentar situações mais desafiadoras, mas que devem ser vistas como períodos de aprendizado e evolução. Assim, Mercúrio Retrógrado pode ser um bom momento para:  

– Corrigir um mal entendido do passado; 

– Revisar seu planejamento de metas; 

– Organizar documentos; 

– Refletir sobre a forma como você se comunica, vendo o que pode ser melhorado; 

– Dedicar mais foco e atenção caso precise lidar com contratos ou burocracias. 
Os astros sempre nos acompanham! Por isso é tão importante entender como eles afetam nossa vida. Quer aprender mais sobre astrologia? Não perca o conteúdo completo em nosso blog.