Neste post, vamos entender tudo sobre Plutão em Aquário. Primeiramente, é importante saber que Plutão entra no signo de Aquário no dia 23 de março, às 9h20 e por lá ficará até janeiro de 2044. No entanto, vale observar que ainda haverá mais duas retrogradações de Plutão, levando-o de volta ao signo de Capricórnio, onde esteve desde novembro de 2008. Nesse vai e vem entre movimentos retrógrados e diretos, ele voltará para Capricórnio de junho de 2023 a janeiro de 2024 e depois de setembro a novembro de 2024, quando então ficará em Aquário pelos próximos vinte anos.
Já podemos adiantar que Plutão é conhecido como “O Redentor”, pois ele é uma força inata, que vem do âmago e que é despertada em momentos de crises. Assim sendo, exigem transformações profundas, momentos nos quais não temos outra opção a não ser nos rendermos ao que insiste em mudar.
Dito isso, vamos dissertar um pouco mais sobre Plutão e seus aspectos. Na sequência, falaremos sobre os trânsitos de Plutão e como eles nos impactam. Em seguida, abordaremos especificamente o trânsito de Plutão em Aquário.
Quer saber onde Plutão está localizado no seu Mapa Astral? Faça aqui seu Mapa Astral grátis e receba a sua mandala astrológica personalizada, além da interpretação dos seus signos solar e Ascendente.
Plutão
Aspectos
Plutão é o último planeta do sistema solar e o mais lento, levando aproximadamente 248 anos para dar uma volta completa na mandala zodiacal. Diferente dos outros planetas, Plutão não permanece a mesma quantidade de tempo em cada um dos signos, isso porque sua órbita é irregular, fazendo com que sua passagem por essas energias varie entre 12 e 32 anos.
- Signo regido: Plutão rege o signo de Escorpião, e ambos falam das emoções mais primitivas, profundas e incômodas que habitam o nosso ser. Eles não temem os tabus sociais, os escancaram para que haja uma reflexão acerca da importância de serem discutidos para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável.
- Casa 8: é exatamente onde serão tratadas as grandes questões da alma, aquelas que, não raro, preferimos ignorar a iluminá-las. Essa casa fala das grandes transformações, que nos levam a fechar ciclos e recomeçar. Fala do nosso poder de regeneração.
Saiba mais: Plutão – Transformação e renascimento
Trânsitos
O que são os trânsitos de Plutão?
O Redentor Plutão é o “vulcão” do Mapa Astral, pois ele entra em erupção quando menos se espera. Dessa forma, seus trânsitos são anunciadores de transformações relacionadas à morte e ao renascimento. Quando falamos de morte, não estamos falando, necessariamente, no sentido literal, mas no sentido de que algo precisa morrer, para ceder espaço para o novo que está pronto para nascer.
É bastante comum a analogia entre Plutão e a Fênix, pássaro da mitologia grega que tem o poder de renascer das próprias cinzas. É essa a potência de Plutão, a do poder do renascimento a partir daquilo que, de alguma forma, precisa ser encerrado.
Devido ao longo tempo que Plutão leva nos signos, seu impacto é considerado geracional. Por exemplo, os nascidos nos próximos 20 anos terão Plutão em Aquário, logo será toda uma geração afetada por essa passagem.
Plutão em Aquário
O que esperar?
Enquanto Plutão fala das transformações profundas, Aquário fala de renovação, revolução, inovação e cooperação. Dessa forma, podemos olhar para esse trânsito com otimismo, pois é esperada uma transformação profunda na forma como a sociedade interage entre si. Tudo isso a partir de mudanças revolucionárias e inovadoras.
Aquário nos leva a pensar fora da caixa, a vislumbrar novos horizontes, sempre com um quê de excentricidade e um desejo de ser diferente e de andar na contramão da maioria. Se o que vinha sendo feito vem perdendo o sentido, vamos nos unir e fazer diferente, tentar novas possibilidades, tudo isso focando no bem-estar da maioria.
Luz e sombra
O signo oposto e complementar de Aquário é Leão. Assim, se de um lado temos Leão como
representante do ego individual, do outro temos Aquário representando o ego coletivo. Baseados
nisso, e independente do signo solar, esse trânsito nos desafia como indivíduos a nos expressarmos socialmente, fazendo uso das nossas habilidades pessoais como forma de agregar ao coletivo.
Trânsito de Plutão em Aquário e as casas astrológicas
Após fazer o seu Mapa Astral grátis e identificar onde Aquário está localizado, você terá uma noção
mais ampla do que esperar desse trânsito num nível pessoal. Para facilitar seu entendimento,
abaixo sugerimos possibilidades dessa estadia de Plutão em Aquário, de acordo com a casa
astrológica que o signo de Aquário está no seu Mapa Natal.
Aquário na casa 1
Aqui temos a casa do Ascendente, logo é uma casa que fala da maneira como nos projetamos no
mundo. Com Aquário na 1, esse trânsito pode provocar uma transformação na forma como a
pessoa se expressa e se entende como indivíduo.
Aquário na casa 2
Essa é uma casa que fala da qualidade do nosso trabalho e de como podemos agregar valor a ele,
baseados nas nossas habilidades e talentos. Com Aquário na 2, a pessoa pode sentir um impulso
de transformar a forma como monetiza os seus talentos, o que pode se dar através de uma
mudança de carreira ou da renovação daquilo que ela já vem fazendo.
Aquário na casa 3
A temática da Casa 3 é sobre o convívio social, dos interesses que estão mais ao nosso alcance,
como uma viagem curta ou um workshop. Dessa forma, o trânsito de Plutão em Aquário pode
levar a uma transformação na forma como a pessoa se relaciona com a família e com seus
amigos mais próximos. Pode, também, vir um insight profundo e transformador, a partir de uma
viagem ou de um estudo.
Aquário na casa 4
Conhecida como Fundo do Céu, essa casa é que se constroem nossas memórias afetivas, onde mora a nossa ancestralidade e nossas raízes. Com Aquário nessa casa, o que a pessoa pode esperar do trânsito de Plutão é a necessidade de ressignificar situações passadas, assim como de renovar o seu olhar perante sua família e seus ancestrais.
Aquário na casa 5
A casa da criatividade, do nosso desejo de criarmos algo singular no mundo, de deixarmos a nossa marca. Ao longo desse trânsito de Plutão, quem tem Aquário na 5 pode sentir uma urgência de criação, a qual, por sua vez, terá uma importância transformadora para essa pessoa.
Aquário na casa 6
Rotina e eficiência dos processos diários são abordados aqui além, da saúde e qualidade de vida. Assim, o trânsito de Plutão influenciará essa pessoa a rever sua rotina, tanto profissional, quanto pessoal, levando-a a transformá-la de tal forma, que esse movimento refletirá no seu jeito de ser e de se relacionar com seu corpo e seus afazeres.
Aquário na casa 7
A casa 7 fala, principalmente, das parcerias, tanto profissionais, como amorosas. Sendo assim, as
transformações trazidas pelo trânsito de Plutão gerarão oportunidade de novas parcerias e de
transformar as já existentes.
Aquário na casa 8
O trânsito de Plutão aqui acaba por intensificar esse posicionamento, já que é casa das grandes e profundas transformações. Os processos transformativos podem ser bastante intensos, ao ponto de
proporcionar a esse indivíduo lidar com tabus e questões que, até então, ele não se sentia pronto
para enfrentar.
Aquário na casa 9
Essa é a área do Mapa Astral que fala dos grandes estudos e viagens, do interesse que temos de
nos aprofundar em um assunto. Com esse trânsito de Plutão, a pessoa pode ser impelida a mudar
a direção pela qual vem seguindo, o que pode vir como uma oportunidade de mudança, seja ela
física ou profissional.
Aquário na 10
Casa também conhecida como Meio do Céu, é onde nos realizamos no mundo, na maioria das
vezes através das nossas escolhas profissionais. Dessa maneira, Plutão agirá despertando um
desejo de inovar a forma como a pessoa vem praticando sua missão, se esta já lhe é sabida ou,
caso contrário, de descobrir o seu propósito no mundo.
Aquário na 11
Essa é a casa de Aquário, sendo assim, ela fala do coletivo, tanto o pessoal, que se refere aos
amigos, como do social, que envolve uma contribuição para a sociedade. Nesse contexto, as
transformações trazidas por Plutão envolverão uma mudança na forma como a pessoa transita e
interage nos grupos e, também, na perspectiva pela qual ela encara e atua nas causas com as
quais está envolvida.
Aquário na 12
É nessa casa que se darão os movimentos de interiorização, nos levando a olhar para dentro.
Sendo assim, a passagem de Plutão em Aquário pode trazer reflexões muito profundas acerca de
si mesmo e a um processo de autoconhecimento do qual não haverá como escapar.
Assista também: Previsões para 2023
A dica aqui é fazer bom uso da intuição e sabedoria para aceitar as mudanças trazidas por esse trânsito de Plutão em Aquário. Tenha em mente que é natural o movimento de mudança gerar desconforto num primeiro momento, uma vez que ele nos tira da zona de conforto, a qual, na maioria das vezes, está mais relacionada a um hábito do que ao conforto em si.
Importante
Sendo assim, é importante refletir sobre os acontecimentos e os integrar, de forma a permitir que novos tempos, as novas fases e novos ciclos se instaurem na vida. Finalmente, jogue fora o que já não tem mais uso e não faz mais sentido, autorizando viver novas aventuras, deixando que o frescor das novidades adentre essa nova jornada.
Por fim, agora que já tem uma noção mais ampla da importância de Plutão para a astrologia e pôde entender melhor os seus aspectos, seu impacto para toda uma geração e o que esperar do trânsito de Plutão em Aquário, que tal entender melhor o céu no momento do seu nascimento? Encomende agora o seu Mapa Astral completo!