Entrar

Trazemos aqui três curiosidades sobre Mercúrio que vão transformar a sua forma de enxergar a vida. Você sabia que Mercúrio, na astrologia, pode dizer muito sobre o seu jeito de lidar com o mundo? Em suma, Mercúrio fala sobre o jeito de se expressar de cada indivíduo. Mas sua simbologia pode ir muito além! Continue lendo para descobrir três curiosidades sobre esse astro!

E se você ainda não sabe qual é o seu Mercúrio, descubra agora com o Mapa Astral Grátis

Grupo de amigos reagindo a algo na televisão, na sala de uma casa, no sofá
A nossa interação com o mundo tem a ver com Mercúrio – Foto: Envato

A palavra que impacta a emoção

A primeira das três curiosidades sobre Mercúrio é que esse planeta da comunicação também está conectado com a criação dos nossos estados emocionais. Muitos dos nossos estados emocionais têm a ver com as palavras que a gente escolhe para descrever esse estado. Assim, para além de Mercúrio ser o planeta da comunicação, da linguagem, da troca, do aprendizado, da Inteligência… como ele está associado às palavras, ele também influencia o nosso estado emocional.

Por isso, a gente tem que ser muito criterioso com as palavras que a gente escolhe para descrever esses estados. Acaba que a palavra funciona como um carimbo, que imprime na nossa emoção aquilo que a gente está experienciando. Então, por exemplo, imagina que eu estou me sentindo meio estranha, meio esquisita, mas ainda estou com dificuldade de nomear essa emoção. Ao compartilhar isso com alguém, essa pessoa pode me sugerir “Ah, será que você não está sentindo ansiedade?”. E se eu escolho essa palavra como um carimbo pra minha experiência emocional, não importa se antes eu estava realmente ansiosa ou não, o que importa é que, ao escolher essa palavra, essa é a emoção que fica registrada. Então eu acabo realmente me sentindo ansiosa.

Em suma, a gente precisa ter muita atenção com as palavras que a gente escolhe para descrever os nossos estados, as nossas experiências e a forma como a gente tem vivido a nossa vida. A gente costuma ter muito mais palavras para descrever os nossos estados emocionais de uma forma negativa. Em uma semana, a gente costuma utilizar diversas palavras que falam de estados emocionais negativos para descrever a nossa experiência.

Jogo de palavras

Vamos falar aqui algumas palavras, para você identificar quais delas você utilizou na última semana. E perceba também se tem palavras que você utiliza com muita frequência:

  • zangada
  • incomodada
  • preocupada
  • confusa
  • decepcionada
  • desanimada
  • angustiada
  • envergonhada
  • frustrada
  • indefesa
  • desesperada
  • impaciente
  • irritada
  • solitária
  • nervosa
  • sobrecarregada
  • desconcertada
  • relutante
  • triste
  • desconfortável

Assista também ao vídeo: Inveja – o que Mercúrio diz sobre ela?

Muitas vezes, a gente olha para essas palavras e pensa “nossa, uitas delas eu uso com frequência; muitas delas eu utilizei nos últimos dias / últimas semanas”. E quando a gente olha pra outra listinha de palavras que descrevem a nossa experiência de uma forma mais positiva, a maioria das pessoas quando olhar vai pensar “nossa, tem muitas palavras aí que eu nunca utilizei, não costumo utilizar”.

Pra gente enriquecer a nossa experiência emocional, a gente precisa poder descrever a nossa experiência com palavras mais potentes. Assim, temos também essas palavras aqui, para você identificar o quanto você tem utilizado elas na sua semana e o quanto talvez você possa começar a escolher melhores palavras para descrever e enriquecer a sua experiência

  • maravilhada
  • confortável
  • confiante
  • ávida
  • cheia de energia
  • realizada
  • segura
  • esperançosa
  • inspirada
  • fascinada
  • alegre
  • comovida
  • otimista
  • orgulhosa
  • aliviada
  • estimulada
  • surpresa
  • grata

Precisamos realmente enriquecer o nosso vocabulário sobre emoções positivas. Assim, já que Mercúrio é esse planeta que, sim, contribui para a criação dos nossos estados emocionais, na medida em que a gente escolhe melhores palavras para descrever e nomear o que a gente está sentindo e experienciando na nossa vida, a gente tende a enriquecer as nossas experiências. Desse modo, vale o exercício de transformar nossas palavras para transformar as nossas emoções.

Tranformando pensamentos e ideias

A segunda das três curiosidades sobre Mercúrio é o quanto esse astrp também está associado com a nossa disposição mental. E o que é a disposição mental? Podemos ver isso como a forma com a qual a gente está disposto a perceber o mundo e a realidade. Desse modo, Mercúrio também pode falar sobre como a gente percebe o ambiente ao nosso redor.

E, para falar disso, vale citar um personagem da alquimia que é Mercurius, um personagem que tanto cria o mundo, como um espírito criador/criativo, quanto é um espírito que está aprisionado na matéria. Então, tem algo dual aqui, que é da qualidade de Mercúrio. Significa que Mercurius tanto cria o mundo no qual ele vive, mas depois de criar esse mundo ele fica aprisionado nesse mundo. Assim, aqui a gente pode trazer essa imagem desse personagem Mercurius para as nossas crenças, as nossas ideias, os nossos pensamentos, que vão obviamente colorir a forma como a gente percebe o mundo Nesse cenário, poderíamos dizer que nós criamos as nossas próprias crenças e depois podemos ficar aprisionados a elas, achando que não podemos sair daquilo.

Veja também: Mercúrio – mensageiro dos deuses

Transformar a mente para encontrar soluções

Então, podemos dizer que a nossa mente, a nossa disposição mental, poderia funcionar assim também em determinados momentos ou fases. Como Mercúrio pode criar uma forma de enxergar o mundo e a realidade que em algum momento pode nos aprisionar, da mesma forma, em algum momento, a gente pode se sentir aprisionado a velhas crenças, pensamentos e formas de ver o mundo. A gente tem que lembrar que essa também é uma potência, a de criar formas de ver o mundo. E é essa criação que vai permitir com que a gente se liberte daqueles velhos modos de pensar e de enxergar o mundo, criando uma nova percepção da realidade.

Tem uma frase, que dizem que é do Einstein, que diz que a mente que vê algo como um problema não é a mesma mente que vai solucionar aquele problema. Ou seja, aquele estado de consciência que cria o problema não é o mesmo estado que vai encontrar a solução. Uma mudança precisa acontecer, uma transformação, uma alquimia.

Mercurius, o alquimista

Desse modo, Mercúrio também fala da nossa disposição mental. Ea gente pode olhar para trás e perceber como temos percebido o mundo e a realidade. Um exemplo disso é a história do copo meio cheio ou do copo meio vazio. Qual tem sido a nossa tendência em perceber o mundo e a realidade? Mercúrio é aquele que pode mudar a nossa disposição mental e a nossa forma de perceber a realidade.

Então, a gente já viu o quanto Mercúrio pode criar estados emocionais e o quanto a gente pode melhorar os nossos estados emocionais, escolhendo melhores palavras, para enriquecer a nossa experiência. E a gente também viu o quanto Mercúrio fala da nossa disposição mental e o que a gente pode fazer para, às vezes, se libertar de coisas que estão nos aprisionando e criar uma nova percepção da vida e da realidade. Mas como a gente pode ir para a prática disso?

Exercitar novas formas de ver o mundo

A terceira das curiosidade sobre Mercúrio vai juntar essas duas primeiras, indo para um foco mais prático, de um Mercúrio mais virginiano, mais Terra, mais concreto. Vamos falar sobre a percepção de quanto Mercúrio tem a ver com o nosso foco, no sentido de que onde o nosso foco está, para ali a nossa energia vai. Desse modo, a nossa energia mental, tudo aquilo que desperta a nossa curiosidade, vai levar nossa energia naquela direção. E a pergunta que fica aqui é: o que a gente tem praticado? Se a gente tem o interesse em criar melhores estados emocionais e criar uma nova disposição mental, se libertando de crenças, pensamentos, sentimentos que a gente possa estar aprisionado, será que a gente tem praticado algo que possa contribuir para isso?

Muitas vezes, o que a gente está realmente praticando no dia a dia é reclamar, ficar preocupado ou com raiva. E quando mais a gente faz isso, mais a gente se torna “especialista” nisso, faz sentido? Então, vamos dizer que a gente costuma praticar a reclamação. E a gente costuma reclamar de tudo. E cada vez mais a gente vai aprendendo a identificar os detalhes daquilo que não está funcionando, daquilo que não está legal. Até que, às vezes, algo que uma pessoa comum não ia identificar como um erro ou uma falha a gente vai identificar. E a gente vai reclamar sobre aquilo e isso vai se tornando o nosso foco e vai contribuindo para o nosso estado emocional e pra nossa disposição mental.

Praticando novos focos

A mesma coisa sobre a raiva. Se a gente pratica ficar com raiva das coisas, daqui a pouco a coisa mais comum e banal que pode acontecer no nosso dia a dia pode começar a despertar raiva. E ficar preocupado também. Daqui a pouco a gente está se preocupando com problemas que a gente não tem, com questões que não são nossas, e aquilo vai nos tomando e repercutindo em todo o nosso estado emocional.

Agora, o que a gente quer normalmente? A gente quer se sentir em paz, alegre, feliz. Mas será que a gente tem praticado isso? Será que a gente tem feito atividades que colocam o nosso foco nesses estados? Então, se Mercúrio está associado ao foco, se ele contribui para essa criação de novos estados emocionais e novas disposições mentais, a pergunta que fica aqui é: o que você tem praticado? O que você tem feito no seu dia a dia, na sua rotina, e o que pode ser feito de diferente para que você pratique mais aquilo que você realmente gostaria de sentir?

Isso não significa que temos que forjar alegria em um momento de sentir, de fato, tristeza. Não é isso! Mas que podemos praticar nosso olhar e nossas respostas a essas questões mais corriqueiras e cotidianas, elaborando novas formas de pensar e sentir o mundo.

Bom, vimos aqui três curiosidades sobre Mercúrio. E um caminho ainda mais interessante para afinar sua forma de pensar e enxergar o mundo é se conectar com o Mercúrio do seu mapa de nascimento. Encomende agora mesmo seu Mapa Astral Digitalizado e conte com um guia para a vida toda.

Conheça suas Previsões 2025

Descubra o que este ano novo reserva para você e como aproveitar ao máximo as oportunidades que estão à sua espera. Permita que os astros iluminem seu caminho com inspirações personalizadas e orientações astrológicas específicas e práticas.

Destaques do Blog

Ver todos