Vamos descobrir três curiosidades sobre o ascendente que vão transformar a forma que você enxerga esse ponto astrológico. O Ascendente é o signo que nascia (ascendia) a Leste, no horizonte, no momento exato do seu primeiro suspiro na Terra. Na análise do Mapa Astral, ele funciona como uma espécie de estilo pessoal.
Quer acessar uma interpretação especial para o seu ascendente? Leia agora com o Mapa Astral Grátis

O ascendente e o momento do nascimento
A primeira das curiosidades sobre o ascendente é que ele pode nos dar informações importantes sobre como foi o nosso nascimento. Ou seja, sobre aquele momento em que a gente sai da barriga da nossa mãe. Como foi essa experiência? O ascendente pode nos contar sobre isso. O ascendente, ou a Casa 1 em si, pode nos dar informações importantes sobre esse momento. Então, para facilitar a compreensão, podemos imaginar que estamos dentro de um ovo. Como podemos quebrar esse ovo e sair dele?
Então, vamos dizer que um ascendente em Áries, uma energia ariana, dentro desse ovo, como é que ela vai quebrar essa casca? Em suma, podemos dizer, a partir da simbologia desse signo, que se trata de uma energia que vai se sentir pronta para romper essa casca. Isso porque Áries carrega uma energia de ação, de coragem, de movimento, de impulso para dar o primeiro passo e “quebrar logo essa casca, assim que der”.
Já um ascendente em Touro, nesse cenário, vai buscar uma maior segurança. Então, na nossa metáfora de quebrar a casca do ovo, por exemplo, seria a energia que busca escutar o lado de fora antes de quebrar a casca. Existe ali uma necessidade de realmente se sentir seguro antes.
A forma de experienciar as coisas pela 1ª vez
A segunda curiosidade das curiosidades sobre o ascendente tem relação com a primeira. Tem a ver com como o ascendente nos conta sobre a vivência das primeiras vezes. Então eu gosto de uma imagem do ascendente como aquelas portas de faroeste, que abrem para dentro e abrem para fora. Então, o que é o abrir para dentro? É como a gente recebe uma experiência que vem de fora, especialmente se for uma experiência vivida pela primeira vez.
Então, imagina a história de quebrar o ovo. Eu vivencio uma coisa pela primeira vez. Então, eu fico mais animada com uma nova aventura ou eu fico mais receosa querendo buscar segurança? Nos exemplos que a gente viu anteriormente, de Áries e Touro, e, ao mesmo tempo, não é só como a gente recebe essas experiências que chegam até nós, mas também como a gente vai pro mundo.
Se a vida é uma estrada, o signo do Sol é o motorista, aquele que dirige e tem consciência para direcionar essa viagem, essa jornada da vida. E o ascendente seria o carro, essa forma como a gente vai pro mundo. Essa metáfora do carro também é interessante para entender a forma como a gente se coloca no mundo. Por exemplo, com mais velocidade ou com mais segurança; com mais conforto ou com mais praticidade.
Assista também ao vídeo: o ascendente e meu estilo de ser
O ponto do nosso corpo na astrologia
A terceira das curiosidades sobre o ascendente, mas não menos importante curiosidade sobre o ascendente é que o ascendente também fala sobre o nosso corpo. Por isso, o signo que a gente tem ali pode nos dizer sobre algumas características do nosso corpo. Cada signo está associado a uma parte do corpo e, às vezes, o nosso ascendente pode dar um destaque justamente pra parte do signo que é regida por aquele signo.
Então, por exemplo, um ascendente em Áries, signo que rege a cabeça. Então, pode ser que a pessoa tenha alguma característica mais marcante na cabeça, por exemplo. Já quem tem um ascendente Touro, a região que rege essa signo é a área do pescoço. Então, às vezes, essa pode ser uma pessoa que tem um pescoço mais imponente, assim como o sorriso, a boca.
E, se você quiser se aprofundar no significado do ascendente para a sua vida e para a sua forma de estar no mundo, o mapa astral pode indicar tudo sobre ele na relação com seu céu de nascimento. Encomende agora mesmo o seu Mapa Astral Digitalizado e fortaleça ainda mais a sua presença no mundo.