Trazemos aqui três curiosidades sobre Saturno que podem transformar a forma como você enxerga seus desafios e conquistas. Sabia que Saturno, na astrologia, não representa apenas limites e cobranças, mas também maturidade, força interior e construção sólida?
Em geral, Saturno está associado ao tempo, à responsabilidade e às lições da vida. Mas sua simbologia vai muito além! Continue lendo para descobrir três curiosidades sobre esse planeta que, apesar da fama rígida, pode ser um grande mestre do seu caminho.
Você conhece o signo do seu Saturno? Descubra agora com o Mapa Astral Grátis

O tempo do amadurecimento
Então, vamos ao primeiro fato interessante sobre Saturno. Na mitologia, Saturno é o deus do tempo, do tempo cronológico. Aliás, o nome grego para esse deus é Cronos. E esse tempo pode ser muito difícil, pode ser devorador. Na mitologia, Saturno devora os filhos (esse tempo que nos atropela, que nos faz tropeçar, que nos dá a sensação de que estamos sempre correndo, enquanto o tempo voa). E, assim, acabamos sendo devorados por ele.
Mas, ao mesmo tempo, é esse mesmo tempo que nos faz amadurecer. E a maturidade traz a possibilidade de lidar com o tempo de uma forma diferente. Quando aprendemos a nos organizar, a nos estruturar, a planejar e, principalmente, a priorizar, conseguimos escolher com mais clareza onde vamos investir o nosso tempo, esse recurso tão precioso.
À medida que aprendemos a lidar melhor com Saturno, compreendemos o valor de cada segundo, de cada minuto. E, assim, podemos aproveitar melhor cada momento, passo a passo, respeitando os ciclos de maturação.
Maturidade na astrologia
O segundo fato interessante é que Saturno, quando retorna exatamente ao mesmo ponto em que estava no momento do nosso nascimento, o chamado retorno de Saturno, marca o que é considerado a maturidade astrológica. Talvez você já tenha ouvido falar. Esse é o momento em que nos tornamos adultos de verdade, astrologicamente falando.
Esse primeiro retorno acontece por volta dos 30 anos e representa uma fase importante na vida. É quando fazemos um balanço do que conquistamos até então, enfrentamos as frustrações pelo que ainda não realizamos e nos preparamos para celebrar as vitórias e seguir em frente. É também um momento de pensar no que queremos construir a partir de agora — quem sabe, até o próximo retorno de Saturno, que ocorre por volta dos 60 anos.
Gosto da imagem de que Saturno é como o lobo mau que sopra nossas casinhas, testando se elas são feitas de palha, madeira ou tijolos. Se a estrutura for frágil, talvez seja hora de renovar e construir algo mais sólido. Mas, se for de tijolos, é hora de reconhecer a força dessa base e celebrar tudo o que foi construído com dedicação e consistência até aqui.
Assista também ao vídeo: O que é o Retorno de Saturno?
O professor interior
A terceira curiosidade tem a ver com essa ideia de Saturno como um lobo mau ou um maléfico. E sim, Saturno pode ser muito severo às vezes. Mas ele também representa o arquétipo do professor interior, o velho sábio que nos traz sabedoria.
Quando temos a coragem de encarar a realidade de frente, podemos, sim, nos deparar com frustrações. No entanto, é justamente ao olhar para essas frustrações que ganhamos a capacidade de fazer algo a respeito e transformar a nossa realidade. Enquanto evitamos encarar o que é real, seguimos apenas idealizando, sonhando, flutuando — sem concretizar.
À medida que integramos esse mestre interior, adquirimos responsabilidade, disciplina e comprometimento com o que realmente queremos alcançar. E é aí que Saturno revela sua potência mais transformadora, quando passamos a construir caminhos possíveis e a transformar nossos sonhos em realidade.