Entrar

Afinal, você sabe como a Vênus retrógrada pode mexer com você? Será que você deve se preocupar? Siga com a leitura, pois vamos te explicar tudo sobre esse movimento que está acontecendo no céu, que se iniciou há pouco, em 22 de julho.

Antes de tudo, vamos te explicar o que é o movimento retrógrado. Em seguida, o que representa esse planeta quando retrógrado para Astrologia. Traremos, também, duas narrativas sobre Vênus. Ainda, abordaremos como podemos aproveitar esse momento através dos vários enfoques que esse planeta representa. Finalizaremos falando sobre o movimento de retrogradação de Vênus em Leão.

Quer saber mais sobre o seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala personalizada e a interpretação dos seus signos solar e Ascendente.

O que é o movimento retrógrado?

Em primeiro lugar, a retrogradação é um movimento aparente dos planetas, em que eles parecem estar andando para trás na eclíptica, que é a Mandala Zodiacal.

A verdade é que todos os planetas ficam retrógrados, menos os luminares, Sol e Lua. O mais conhecido dos movimentos retrógrados talvez seja o de Mercúrio, já que ele retrograda com mais frequência, aproximadamente a cada quatro meses. Já Vênus, retrograda a cada um ano e sete meses, o que torna esse movimento muito especial.

Vênus Retrógrada

O movimento retrógrado de Vênus para a Astrologia

Então, o que isso significa para a Astrologia? Primeiramente, temos um período de maior introspecção, interiorização, reflexão e revisões.

Definitivamente, trata-se de uma oportunidade de revermos todas as funções que esse planeta exerce na nossa vida.

Vamos entender melhor a Vênus retrógrada. Estamos num momento em que ela é chamada de estrela vespertina ou estrela da tarde, quando ela nasce logo atrás do Sol. Dessa forma, logo após o Sol se pôr, ela desponta no horizonte, brilhando com toda a sua força.

Aqui, ela é pensada como a amante movida pela razão, justamente porque o Sol, símbolo de razão e consciência, nasce no dia antes do amor.

Nesse ínterim, quando inicia o movimento retrógrado, Vênus começa a sua descida ao encontro do Sol até estabelecer a conjunção, um momento muito importante, de encontro entre os dois astros.

Logo após a conjunção, Vênus passa na frente do Sol e, alguns dias depois, começa a nascer antes do Sol. E aqui, ela será a amante movida pela paixão, conhecida como a estrela da manhã ou Estrela D’alva.

O nascimento de Vênus

Juntamente com esses simbolismos, vamos acrescentar duas narrativas do nascimento de Vênus. A primeira, mais conhecida, é aquela em que Saturno castra Urano. Dessa castração, o sêmen, ao cair no mar, se mistura numa espuma de onde nasce Afrodite, Vênus. Ela chega numa concha para o encontro com os outros deuses. Inclusive, essa imagem foi eternizada no quadro “O Nascimento de Vênus” de Botticelli.

Essa Vênus, no banquete de Platão, foi vista como um amor celestial, espiritual e etéreo, um amor superior, desconectado da carne e mais conectado com a alma. É um amor que busca a beleza em si como um princípio eterno do mundo das ideias de Platão.

Na Astrologia, relacionamos essa Vênus com Libra, um dos signos regido por Vênus, do elemento ar, do intelecto, do abstrato e da beleza, que é associada à arte de enxergar o belo que o humano pode produzir.

Numa outra narrativa, Vênus seria filha de Zeus, ou Júpiter, com Dione. Aqui, ela seria filha de um casal, de um relacionamento, de uma sexualidade. Por isso, ela é conhecida como a Vênus Pandemia, Vênus do amor carnal, dos prazeres terrenos.

Conectamos essa energia com o signo de Touro, do elemento terra e o outro signo regido por Vênus. Aqui ela é associada com os cinco sentidos, com os prazeres da carne e com as sensações corpóreas.

As oportunidades de Vênus retrógrada

Vênus e a conexão com o corpo

Sob o mesmo ponto de vista abordado anteriormente, o movimento da retrogradação trata, no fundo, de uma oportunidade muito especial que nos permite resgatar essa potência de Vênus com os prazeres terrenos.

Ainda mais, que no momento da conjunção com o Sol, Vênus estará o mais perto possível da Terra. Ou seja, é um momento de nos conectarmos mais fortemente com essa potência desse planeta, de conexão com o nosso corpo, com nossos instintos, prazeres, sensualidade e exuberância dessa Vênus carnal.

Vênus e as relações

Como já foi dito, no movimento de retrogradação, temos sempre uma oportunidade de revisar as funções de um determinado planeta. Então, quais são as funções de Vênus que podemos revisar nesse momento? Dentre outras, o universo das relações, das trocas, da doação e do recebimento, do eu e do outro.

“Como estão os nossos acordos?”; “Nossos pactos estão em equilíbrio?” são questões importantes para serem revisadas ao longo dessa temporada.

Vênus e os valores

Por outro lado, Vênus não é apenas um impulso para o relacionamento. Ela é, também, esse lugar que traz informações importantes sobre o que tem valor para cada um de nós.

Dessa forma, é um momento importante de fazermos uma revisão sobre o que temos escolhido e sobre tudo aquilo que valorizamos pessoalmente. Família, relacionamento, casa, amigos, livros, gatos, enfim, tudo aquilo que prezamos pode passar por uma revisão nesse momento.

Conseguimos enxergar esses nossos valores através das escolhas que fazemos na nossa vida e daquilo que temos priorizado. Sendo assim, é um bom momento para revisarmos o que valorizamos.

Vênus e a autoestima

Do mesmo modo, quando investimos naquilo que tem verdadeira importância para nós, reforçamos e fortalecemos a nossa autoestima. Logo, trata-se de um momento importante para olharmos o nosso senso de amor-próprio e de autovalor.

Será que temos conseguido reconhecer o nosso valor? Será que temos conseguido doar isso para o mundo? Ainda mais, essa reflexão é muito importante para pensarmos os relacionamentos, já que, se temos consciência da nossa importância, temos consciência daquilo que podemos entregar para o outro, ficando mais fácil confiarmos na nossa potência dentro de um encontro. Afinal, um encontro é feito de um eu e de um outro, e não apenas do outro.

Vênus e as finanças

Assim como fala dos valores, Vênus também tem relação com as nossas finanças ou especialmente de como lidamos com os nossos recursos. Sendo assim, dependendo daquilo que valorizamos, vamos desejar investir dinheiro, tempo e energia em tudo aquilo que nos faz sentido. Portanto, pode ser um momento interessante para também revisarmos como temos administrado os nossos recursos.

Será que temos investido em coisas que têm verdadeira importância para nós? Como temos administrado o dinheiro? Temos conseguido fazer reservas? Produzimos tanto quanto gostaríamos?

Vênus retrógrada em Leão

Vênus iniciou o movimento retrógrado dia 22 de julho, aos 28 graus de Leão e irá retrogradar até o dia 3 de setembro, quando chega aos 12 graus do signo de Leão. Ali, ela começa o seu movimento direto, passando novamente por todo caminho que revisou nos últimos tempos.

O signo de Leão reforça a potência de Vênus em termos de autoestima, já que é um signo que precisa reconhecer o seu próprio valor. Ou seja, quando ele se conecta com o seu centro, consegue expressar no mundo a sua singularidade e pode obter os aplausos em acordo com a sua autenticidade e a sua identidade.

Quando ele recebe aplausos que estão desconectados da sua verdade, isso pode levar a um lugar vazio.
Dessa forma, Leão reforça as questões sobre autoconhecimento, prioridades e valores. Assim como, sobre reconhecimento dos nossos talentos e das nossas imperfeições. Trata-se de um momento de acolher a nossa inteireza e de voltarmos para o nosso centro.

Por tudo isso, temos a oportunidade de realizarmos grandes revisões que podem permitir um grande fortalecimento da nossa autoestima.

Ainda mais que, ao longo dessa jornada de Vênus no signo de Leão na retrogradação, ela se encontra com a Lilith, em conjunção. Lilith fala daquilo que é inegociável. Dessa forma, para um fortalecimento da nossa autoestima precisamos ter clareza daquilo que não podemos abrir mão e colocarmos esses limites para o mundo. Ou seja, nos respeitarmos mesmo antes de qualquer outro, já que Lilith é fiel a si mesma antes de ser fiel a qualquer pacto.

Enfim, já em movimento direto, a partir do dia 7 de outubro, Vênus volta ao grau 28 de Leão, já tendo revisado uma série de coisas e tendo passado em movimento direto por cima de toda essa revisão, o que muitas vezes é chamado de zona de sombra. Dessa forma, terminada toda essa zona, Vênus segue o seu caminho a partir do dia 7 de outubro.

Assista ao vídeo: Como a Vênus Retrógrada pode afetar seu Mapa Astral?

Você pode aproveitar ao máximo as dicas de hoje olhando justamente onde você tem Leão no seu mapa, do grau 28 ao grau 12, em que a Vênus está fazendo seu passeio, sua retrogradação. Essa será a área da vida mais mobilizada por todos esses afetos.

Ficamos por aqui com a certeza de que você conheceu um pouco mais sobre o movimento retrógrado de um planeta e sobre a simbologia de Vênus. E, principalmente, poderá aproveitar cada aspecto dessa retrogradação tão importante de Vênus em Leão, através de todas as esferas que esse planeta representa.

Por fim, se essa leitura despertou ainda mais o seu interesse para saber sobre outros aspectos do seu Mapa Astral, encomende agora mesmo a versão completa.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...