Entrar

Para você, quando começa um ano novo? O Ano Novo Astrológico só começa com a entrada do Sol no signo de Áries – o primeiro dos 12 signos do zodíaco -, em 20 de março. Neste texto, entenda o que é o Ano Novo Astrológico e quais energias envolvidas neste ano.

O Ano Novo Astrológico marca o início da jornada do Sol pelos signos do Zodíaco. Em 2024, o Ano Novo Astrológico começa à 0h06 do dia 20. Nesse dia, também celebramos a chegada de uma nova estação: o Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, e o Equinócio de Primavera, no Hemisfério Norte.

Então, continue a leitura e confira tudo o que preparamos para você.

A principal ferramenta para navegar pelos diferentes momentos astrológicos é o autoconhecimento. Faça seu Mapa Astral Grátis e receba sua mandala astrológica personalizada e a intepretação do seu signo solar e Ascendente.

Assista também ao vídeo: Previsões para 2024

O Ano Novo pela mecânica celeste

Esse movimento solar, que acontece no mês de março de cada ano, tem um simbolismo muito forte na Astrologia, pois marca um tempo de renascimento e de renovação mental, física e espiritual.

Por ser um período de transição, é um momento importante para refletir sobre o que buscamos e o que queremos transformar. Assim, com a consciência do que queremos conquistar no ano que se inicia, conseguiremos aproveitar melhor a energia do Ano Novo Astrológico.

As estações do ano e o zodíaco – Equinócios e solstícios

Na Astrologia, os fenômenos mais citados são os equinócios e os solstícios. Os equinócios acontecem quando o Sol está próximo à linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios da Terra. É o fenômeno que marca o início do outono e da primavera.

Já os solstícios ocorrem quando o Sol, afastado da linha do Equador, ilumina mais um hemisfério do que o outro. Ele marca o início do verão e do inverno. Dessa forma, é o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e o equinócio de outono, no hemisfério sul, que marcam o início do Ano Novo Astrológico. Como ele acontece em Áries, o primeiro signo do zodíaco, está repleto dessa energia de impulso, de ação e de luta pelo que se quer conquistar.

Ano Novo Astrológico: o que esperar?

Todos os anos, temos movimentos intensos no céu que acabam afetando os nossos ciclos individuais, com mais ou menos intensidade. Em 2024, teremos os seguintes aspectos:

Júpiter, de Touro a Gêmeos

O planeta das bênçãos, ganhos e privilégios transita por Touro até 25 de maio de 2024, quando ingressa então em Gêmeos. Até lá, podemos esperar uma valorização de questões taurinas como a segurança, a perseverança, a paciência e a persistência no trabalho.

Júpiter em Touro promove tudo aquilo que traz estabilidade e permanência. Como um signo fixo do elemento terra, o que Júpiter incorpora e alimenta é aquilo que é construído passo a passo e com muita dedicação. Assim, é um ótimo momento para materializar planos e administrar a vida material e financeira. Para os nascidos com o Sol, Ascendente ou Lua no signo de Touro, este é um período de presentes e fertilidade. É hora de aproveitar.

Já a passagem de Júpiter em Gêmeos, que começará em 25 de maio e que dura aproximadamente um ano, trará outras qualidades. Se Júpiter é o regente de Sagitário, ele deve “mudar seu comportamento” para melhor se expressar. Júpiter em Gêmeos valoriza o que está perto, ao seu redor, expande relações, a curiosidade, o poder da comunicação e das redes. É um ótimo momento para aprofundar assuntos aparentemente corriqueiros.

Para os geminianos, seja de Sol, Ascendente ou Lua, a festa começa a partir do final de maio. Aproveitem a visibilidade e a energia extra. Os holofotes se voltarão para vocês.

Saturno em Peixes: sonhos e responsabilidade

O planeta Saturno segue seu caminho pelo signo de Peixes, por onde transita desde março de 2023 e seguirá até fevereiro de 2026, quando ele deixa definitivamente o último signo do zodíaco. Esse é um planeta lento que gasta em média dois anos e meio em cada signo, então seus efeitos são sentidos pelo tempo.

Durante este período, o comprometimento com a sensibilidade e aquilo que não é palpável ou contabilizável ganha força. Assim, a saúde mental e o excesso de trabalho podem ser temas deste período e a necessidade de limites se fará presente.

Ainda assim, sendo Peixes um signo mutável e de água, será difícil definir esses limites. É como construir uma plataforma no meio do mar. O desafio é maior que em solo firme. Desse modo, é preciso confiar na intuição e nos saberes da alma. Reprimir a fantasia e a imaginação só tornará a realidade mais difícil. Sonho é coisa séria e Saturno está aí para convocar comprometimento com os nossos sonhos.

Urano em Touro e Netuno em Peixes

Urano já transita por Touro desde 2018, e por lá ficará até 2026. Netuno, por sua vez, caminha por Peixes desde 2011, de onde também só sairá no ano de 2026. Desde a entrada de Urano em Touro, vemos grandes e significativas mudanças no campo financeiro e na forma que lidamos com o dinheiro. Assim, temos a virtualização da moeda, a – quase – extinção do dinheiro vivo, o crescimento dos bancos virtuais, as obras de arte virtuais, etc.

Já Netuno, enquanto caminha pelo signo de sua regência, dissolve fronteiras e nos coloca, cada vez mais, de frente para o fato de que fazemos todos parte do mesmo planeta. Além disso, outra característica dessa passagem é a facilidade do contágio, seja de ideias, movimentos ou até mesmo de um vírus. Não, isso não significa que passaremos por algo parecido com 2020, de forma nenhuma. Mas a facilidade das coisas imateriais se propagarem e se alastrarem é muito maior.

Para os taurinos nascidos entre 9 e 17 de maio, o ano será de maiores reviravoltas e mudanças. E para os piscianos nascidos no final do signo, entre os dias 15 e 19 de março, o ano pode ser de maior sensibilidade, espiritualidade e introspecção.

Assista também ao vídeo: O que esperar do Plutão em Aquário?

Plutão em Aquário e as redes sociais

Para encerrar nossas previsões para 2024, vamos falar sobre o trânsito de Plutão. Depois de diversas “entradas e saídas” em Aquário, em 2024, o planeta mais distante do sol entrará definitivamente nesse signo. Ao longo do ano, haverão ainda algumas passagens de Plutão pelos últimos graus de Capricórnio, devido ao seu período de retrogradação entre maio e outubro. Mas na maior parte do ano ele já estará no penúltimo signo do zodíaco.

Como um planeta muito lento e com uma órbita peculiar – Plutão não passa o mesmo tempo em todos os signos – é difícil traçar os efeitos de sua passagem em um signo. Em Aquário, ele ficará vinte anos. 

Se Plutão fala de poder e forças adormecidas, e Aquário fala do povo, da sociedade em geral, esperamos um momento de mais mais horizontalidade e menos conservadorismo. Outra grande expectativa é do poder – tanto para o bem quanto para o mal – das redes sociais. É preciso redobrar o cuidado e as fiscalizações, já que Plutão desperta o que está no submundo.

Para os aquarianos nascidos logo nos primeiros dias do signo – entre os dias 20 e 24 -, já será possível sentir os efeitos desse trânsito que está só começando.

Mercúrio Retrógrado

MR de Abril

Em abril de 2024, a partir do dia 1º, Mercúrio volta a retrogradar, no signo de Áries. A ideia será agir e falar, sim, com o coração, sem deixar de avaliar cuidadosamente aquilo que você expressará para o mundo. Mercúrio em um signo de Fogo, encontrando a deusa do amor, terá dificuldades para separar o que pensa do que sente. Portanto, redobre a atenção com as palavras!

Até o dia 25, quando Mercúrio chegará ao grau 15 de Áries, devemos tratar os assuntos envolvidos por ele com cautela e equilíbrio. O conselho é: não faça nada que não possa ser revertido!

MR de Agosto

Em agosto, a partir do dia 5, Mercúrio, que já estava se sentindo em casa no signo de Virgem desde o dia 25 de julho, começará mais uma temporada de retrogradação, na qual retornará ao signo de Leão. O momento de maior tensão aqui é, provavelmente, quando ele encontrará Urano por quadratura, simbolizando uma ansiedade e pouca destreza para lidar com as relações cotidianas. Definitivamente, este não é o melhor momento para decisões importantes, visto que a tendência será agir por impulso. Vale também evitar diálogos importantes, já que será difícil desapegar das próprias convicções e enxergar outros pontos de vista.

MR de novembro

A última temporada de Mercúrio Retrógrado acontecerá a partir do final de novembro, no dia 25. O planeta da comunicação estará transitando por Sagitário, signo oposto ao seu domicílio, Gêmeos. Logo no dia 4 de dezembro, ele encontrará Júpiter por oposição, o que, apesar de ser um aspecto tenso que exige comprometimento com as palavras, planos e metas, é amenizado por estar um planeta no domicílio do outro.

Em seguida, Mercúrio encontrará Saturno, que transita por Peixes, por meio de uma quadratura. Aqui também é preciso atenção! “Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro”, diz o ditado. O ideal é estabelecer limites e deixar para se expressar em um momento mais fluido, quando as palavras receberão mais acolhimento e compreensão.

Depois, Mercúrio se despede da retrogradação fazendo um sextil com a Vênus, já apaziguando os ânimos e sugerindo bons ventos depois de qualquer eventual desentendimento. No dia 15 de dezembro, ele retoma seu movimento direto e já poderemos nos expressar com mais espontaneidade. Fique atento e programe-se de acordo com os trânsitos no céu.

Eclipses de 2024

Os eclipses de 2024 acontecerão no eixo Áries-Libra, em março, em abril e também em outubro. Já em setembro, o eclipse acontecerá no eixo Peixes-Virgem, anunciando já a série de eclipses de 2025.

O tema desta série de eclipses é o equilíbrio entre a individualidade e autonomia e as relações de parceria e cuidado. É hora de olhar para as nossas participações e responsabilidades enquanto seres interdependentes.

Conexão de energias

Por fim, a chegada de um novo ciclo sempre nos traz uma motivação diferente. É essa conexão de energias entre o Céu e a Terra que nos impulsiona para seguirmos a nossa jornada e aproveitarmos o melhor de cada nova etapa.

Desse modo, atentos e conscientes, podemos nos planejar melhor e conectar a nossa busca ao movimento dos astros. Afinal, eles sempre nos acompanham. E o Mapa Astral Digitalizado traz as chaves necessárias para aprofundar seu autoconhecimento e aproveitar as energias disponíveis. Encomende agora o seu.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...