Entrar

Afinal, o que são trânsitos astrológicos? Como eles podem nos orientar em nossa jornada? Antes de falar sobre o que os trânsitos astrológicos podem fazer por nós, vamos entender o que são eles. Já sabemos que o mapa astral é uma foto simbólica do céu, do momento do nosso nascimento. Mas, como tudo na vida, depois da foto, os planetas seguem seu caminho e continuam se movimentando. Sendo assim, a relação que os planetas em movimento farão entre si e com o nosso Mapa Astral, será chamada de trânsito astrológico.

Os trânsitos podem marcar momentos fluentes e desafiadores, ou até períodos que envolverão ambas as qualidades, já que estas são parte da vida. Assim como a intensidade, as potências, os desequilíbrios, as carências, enfim, as características mais marcantes de um determinado tempo.

Uma das ferramentas mais famosas da astrologia é a possibilidade de identificarmos as tendências e caminhos possíveis para o futuro e hoje falaremos sobre os trânsitos astrológicos que é a técnica astrológica que possibilita esta avaliação

Siga a leitura para entender muito mais sobre o tema e sobre o seu próprio mapa.

Quer saber mais sobre o seu Mapa Astral? Faça o seu Mapa Astral Grátis e receba a sua mandala personalizada e a interpretação dos seus signos solar e Ascendente.

Trânsitos Astrológicos

Previsões: determinismo ou possibilidades?

Ao contrário do que muitos pensam, as previsões astrológicas não são necessariamente algo que tem a ver com determinismo ou, muito menos, com o prognóstico de uma fatalidade. Claro, se alguém passa por um infortúnio, isso estará simbolizado de alguma forma nos trânsitos que esta pessoa estará vivendo naquele momento, mas isso não significa que exista apenas uma forma de viver aquele momento.

As adversidades fazem parte da vida e o que a análise dos trânsitos astrológicos pode nos oferecer é um entendimento sobre como as energias estão operando naquele momento e como elas virão a se desenvolver num futuro. Além disso, podemos também olhar para aquilo que vivemos no passado e compreender como aquilo ficou marcado na nossa história.

Por isso, compreender os trânsitos astrológicos é compreender como podemos lidar com aquilo que nos acontece, e que nos acontecerá, de forma sábia, consciente e madura.

Entendendo o meu momento

Diferente de antigamente, onde a astrologia era usada, principalmente, para prever fatos concretos, atualmente o acontecimento externo é menos importante do que como o nativo irá viver aquele momento internamente.

Como você recebe e apreende um período psiquicamente, espiritualmente e, até, fisicamente. Por exemplo, o mesmo fato num momento em que estamos fragilizados emocionalmente, vai ser vivido de forma totalmente diferente de uma situação onde estivermos fortalecidos, e os próprios trânsitos poderão apontar esta diferença.

Se o nativo estiver passando por um período de grande força interior e, paralelo a isso, há também um desafio acontecendo, esta fase da vida será vivida de maneira totalmente diferente de um momento onde, em paralelo, houvesse um indicador de fragilidade emocional.

O análise dos trânsitos astrológicos nos dá material para interpretar uma situação e vivê-la da melhor forma possível, tomando consciência, inclusive, de que tudo na vida é impermanente.

A intensidade de um trânsito astrológico

Outro fator importante é a intensidade e a duração de um trânsito, já que cada um tem sua particularidade. Podemos viver trânsitos:

  • curtos e suaves
  • curtos e intensos
  • longos e suaves
  • longos e intensos

Tudo isso dependerá dos planetas e pontos envolvidos, além das configurações de cada mapa astral. Uma experiência que atravessa a vida do nativo por um dia, não pode ter o mesmo impacto que um processo que irá durar dois anos, por exemplo.

Assista ao vídeo: O que são trânsitos?

Entender essas proporções nos ajudará a classificar uma ordem de importância na variedade de trânsitos que vivemos ao mesmo tempo. Para isso, vamos classificar os trânsitos vividos de acordo com o planeta em movimento, ou seja, aquele que estabelece a relação com o mapa natal:

  • Lua – super rápido: 3 – 4 horas
  • Mercúrio, Vênus, Marte e Sol – rápidos: duram poucos dias e serão mais intensos que os trânsitos da Lua, mas ainda assim, marcarão períodos curtos. Podem ser mais ou menos intensos dependendo da relação que estabelecem com o mapa.
  • Júpiter – médio: em seu movimento direto, um trânsito de Júpiter irá durar em média dez dias, e se estiver em um período de retrogradação, pode durar aproximadamente um mês.
  • Saturno – médio: sua passagem dura, em média, 20 dias em movimento direto. Se estiver retrógrado, isso se estenderá para até pouco mais de um mês. Já seus efeitos podem ser bastante duradouros e sua intensidade irá variar radicalmente de acordo com a relação estabelecida com o mapa natal.
  • Urano, Netuno e Plutão – lentos: aqui estamos falando de movimentos que podem durar anos. Os planetas chamados exteriores ou geracionais são muito lentos e é impossível passar por um trânsito dele sem viver sua retrogradação, o que torna este período ainda mais longo. A intensidade também irá variar de acordo com os pontos mobilizados no mapa astral, mas normalmente, marcam períodos intensos.

Sendo assim, a intensidade e os acontecimentos que cada trânsito irá marcar variam radialmente, além de acontecerem de forma concomitante. Ou seja, você pode estar passando por um período de muitas alegrias e conquistas na sua vida, e ter um dia ruim. Ou ao contrário, viver um período desafiador e até triste, e passar por momentos de alegria.

As qualidades de cada trânsito

Além de entender a duração e a intensidade do trânsito de cada planeta, é importante também falar sobre a natureza destes planetas e o que eles despertarão em suas passagens. Para isso, vamos atribuir palavras-chave para cada um deles:

  • Lua: sensibilidade, intuição, afetividade.
  • Mercúrio: curiosidade, movimento, questionamento.
  • Vênus: libido, beleza, harmonia, escolhas, manutenção.
  • Sol: consciência, vontade, vitalidade, autoconfiança.
  • Marte: iniciativa, decisão, coragem, autonomia, disposição.
  • Júpiter: expansão, confiança, proteção, sorte.
  • Saturno: disciplina, organização, responsabilidade, prudência.
  • Urano: renovação, inquietude, revolução, rupturas.
  • Netuno: imaginação, sensibilidade, fertilidade, espiritualidade.
  • Plutão: transformação, desapego, regeneração, aprofundamento.

Desafios ou fluências?

Outro ponto muito importante é a qualidade da relação estabelecida entre os planetas em trânsito com os planetas do mapa natal. Os trânsitos podem ser divididos entre fluentes e desafiadores, e isso irá definir se aquele período tenderá a abrir caminhos ou a impor obstáculos.

Os trânsitos fluentes são caracterizados pelos sextis e trígonos, enquanto os desafiadores são marcados pelas quadraturas e oposição. Já as conjunções são trânsitos compostos por ambas as forças.

Os momentos fluentes tendem a ser mais favoráveis e fáceis de aproveitar. É um momento de seguir o fluxo e desfrutar das recompensas, fazendo o melhor proveito delas. Por outro lado, é importante se colocar ativo diante das oportunidades que estes momentos trazem. O nativo é o ator da própria história e não adianta aguardar as benesses passivamente.

Já os momentos desafiadores, tendem a ser mais difíceis e desgastantes. É preciso compreender os caminhos e atalhos possíveis, além de saber esperar o tempo certo das coisas. Estes são períodos marcados por grandes aprendizados.

Conclusões e ensinamentos

O que podemos concluir disso tudo é que a astrologia reflete a complexidade da vida, e que sempre teremos diferentes forças atuantes, o importante é sabermos com qual queremos sintonizar, e com qual podemos negociar.

Por tudo isso, aproveitar os momentos para tirar os melhores aprendizados e as melhores oportunidades, é uma das mais valiosas ferramentas que a astrologia pode nos oferecer. Tudo é impermanente, e tudo se repete, apesar de ser de forma única.

Se você quer saber mais sobre os trânsitos que está vivendo neste momento, o Mapa de Previsões astrológicas pode ser um instrumento poderoso de autoconhecimento, que ajudará inclusive nas suas escolhas.

Viver consciente é viver melhor. Aproveite o que o céu tem para lhe oferecer.

Veja também: Rituais para os trânsitos lunares

Por fim, se você ainda não tem o seu Mapa Astral Digitalizado Completo e quer ter esse verdadeiro guia da vida inteira é só clicar no link abaixo e encomendar agora o seu. Ele não muda ao longo da sua vida, você pode e deve revisitá-lo ao longo do tempo.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...