Lilith na Astrologia: a expressão dos nossos desejos

Lilith é uma figura mitológica, com raízes no Antigo Testamento, reconhecida como “a primeira mulher de Adão” – ainda antes de Eva. Questionadora, ela reivindicava seus direitos e também seu prazer, o que não era aceito por ele. Assim, foi expulsa do paraíso. Seu mito nos fala sobre a expressão do desejo feminino que não se submete, não abaixa a cabeça e pode acabar pagando um preço alto como a solidão.

Na Astrologia, Lilith também é conhecida como Lua Negra, por se tratar de um ponto virtual da órbita lunar em que ela se encontra mais longe da Terra, ou seja, no exílio. É o ápice lunar e, assim como a Lua, fala do campo das emoções e da força feminina. Em uma sociedade patriarcal como a nossa, em que durante muito tempo a mulher foi silenciada, é fundamental entender o que Lilith e sua força traduzem.

Ela é símbolo de emoções e desejos que reprimimos e escondemos, muitas vezes até de nós mesmos, devido ao risco de sermos julgados ou até banidos dos nossos próprios paraísos particulares. Apesar disso, a posição da Lilith no nosso mapa de nascimento também nos fornece informações preciosas sobre a expressão desses desejos e como ser fiel a eles. Afinal, não precisamos estar rendidos ao reconhecimento e aceitação do outro.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

De R$353 por R$99,90

Assista ao vídeo “Lilith – a expressão do desejo na astrologia” por Cláudia Lisboa:

Lilith nos relacionamentos

Existem três elementos essenciais na Astrologia que nos ajudam a entender o amor nas mais diversas nuances. São eles: Lua, Vênus e Lilith. A Lua simboliza o afeto e sua posição nos indica quais são nossas demandas afetivas, possíveis traumas e desafios, assim como o que temos a oferecer.

Vênus está relacionada à questão da química das relações, escolhas que fazemos e os motivos pelos quais somos escolhidos. É aqui que vamos encontrar nossa potência sexual, a vontade de se apaixonar, a força que faz com que eu seja atraente para outra pessoa e aquilo que me atrai no outro.

Lilith nos lembra de uma condição fundamental para que se possa viver um relacionamento saudável, que é a de não depender de alguém para ser feliz. Portanto, o que levamos para a vida do outro e o que o outro nos traz é um acréscimo, algo a mais, o prazer de viver junto. Somos inteiros e não a “metade da laranja”.

Por isso, ninguém é responsável pela felicidade do outro. No momento em que a pessoa preenche o meu vazio, posso acabar me submetendo ao que não desejo. Assim, Lilith fala da sexualidade livre. Ela reforça que não devemos nos sujeitar a nada que possa nos ferir ou nos intimidar.

Pode representar também um desejo reprimido que, quando liberado, mostra que o indivíduo está pronto a não se submeter e então, entregar-se completamente.

Assista também “Amor, Relacionamento e Sexo na Astrologia – Lua, Vênus e Lilith”:

Aspectos harmônicos da Lua Negra no Mapa Astral

  • Independência;
  • Respeito aos próprios desejos;
  • Autoconfiança.

Aspectos desafiadores da Lua Negra no Mapa Astral

  • Desejos reprimidos;
  • Sentimento de rejeição;
  • Ciúme exagerado.

Significados da Lilith nos signos

A posição da Lilith indica a área da nossa vida em que não há negociação. Ali, nossa vontade prevalece.

Vamos descobrir como a força de Lilith se manifesta em cada signo? Se você ainda não sabe onde Lilith se encontra no seu mapa astral, descubra aqui!

Áries

Áries é o signo da impulsividade e da coragem. O grande desafio desse posicionamento é transformar as mágoas acumuladas em atitudes de vontade própria e independência.

A agressividade, a falta de livre-arbítrio e a covardia no enfrentamento dos conflitos são pontos que podem levar à ruptura nos relacionamentos. A insubordinação acontece sempre que a pessoa sente sua autonomia ameaçada. Assim, não tolera ter sua vontade tolhida.

Touro

Touro é o signo símbolo dos valores, dos bens materiais e da geração de recursos. Por isso, a instabilidade material, a dependência financeira e a possessividade dentro do relacionamento são pontos de atenção para quem tem Lilith nessa posição.

A insubordinação se manifesta sempre que a pessoa sente sua independência material ameaçada. Não suporta que interfiram nas suas decisões financeiras.

Gêmeos

Dual e curioso, Gêmeos é o signo do movimento, das ideias e da comunicação. Nessa posição, Lilith é estimulada pelas trocas intelectuais, ou seja, a falta desse ingrediente pode ser motivo de perda de interesse nas suas relações.

A insubordinação surge quando a pessoa sente sua inteligência ser desprestigiada. Além disso, não tolera ser tratada com superficialidade e ter suas opiniões menosprezadas.

Câncer

Câncer é um signo associado à intimidade e ao acolhimento. Quando Lilith é influenciada por essa energia, pode ser um indicativo de certos desafios nessa área. Assim, falta de sensibilidade e desentendimentos familiares podem levar a distanciamentos nas relações conjugais.

A pessoa com Lilith no caranguejo valoriza relacionamentos com bases afetivas seguras e parceiros sensíveis, que prezam pela relação com a família.

Leão

Signo do elemento Fogo, Leão gosta de ter o controle da situação e estar sempre no comando. Portanto, essa é uma posição que indica o quanto é desafiador para esse indivíduo se submeter à vontade do outro.

Autoritarismo, falta de liberdade e dependência emocional são pontos cruciais que podem causar rupturas nos seus relacionamentos. A insubordinação acontece sempre que a pessoa sente seu comando ameaçado.

Virgem

Virgem é o único signo do Zodíaco representado por uma figura feminina, que nos fala do ritmo e ordem da vida, da organização e do cuidado com as pequenas coisas para o cultivo do nosso bem-estar.

O cotidiano compartilhado é precioso e muito valorizado para Lilith em Virgem. Por isso, a ausência de divisão de tarefas no dia a dia, o excesso de críticas e a falta de transparência são questões que podem causar afastamento nos seus relacionamentos.

Libra

Regido por Vênus, que nos fala do amor e da beleza, Libra tem a ver com as parcerias e a força da união. Aqui, é importante que o indivíduo aprenda a se ajustar às demandas do outro sem abrir mão das suas.

O ato de um ceder mais do que o outro pode causar um distanciamento na relação do casal. Além disso, essa pessoa valoriza a vida social, a delicadeza nos atos, o diálogo e a harmonia.

Escorpião

Signo de Água, associado aos mistérios da alma e ao poder de transmutação, Escorpião é pura intensidade e profundidade. Nessa posição, Lilith busca relações onde encontre muita entrega e intimidade.

A insubordinação surge sempre que a pessoa sente suas emoções ou sua sexualidade desprestigiadas. Além disso, não tolera ser tratada com indiferença.

Sagitário

Sagitário é o signo que nos fala do conhecimento superior, muito associado à ciência, à filosofia e aos estudos acadêmicos. Portanto, esse é um posicionamento que leva o indivíduo a não aceitar ser dominado no plano das ideias.

A falta de planejamento para o futuro, de metas e de ambições é algo que pode causar rupturas nos seus relacionamentos. Essa pessoa valoriza sua liberdade e o respeito aos seus princípios.

Capricórnio

Capricórnio é profundamente ligado à capacidade de produção e ao reconhecimento proveniente disso. Nos relacionamentos, a frieza, o pessimismo e o excesso de exigências e críticas de ambos os lados são fatores de ruptura para a Lilith nesse signo.

A insubordinação surge sempre que a pessoa sente sua independência profissional ameaçada. Portanto, não tolera que interfiram nas suas responsabilidades.

Aquário

Aquário é um signo libertário por natureza, que vive em busca da liberdade de direitos e valoriza a expressão da singularidade. Esses são aspectos importantes para quem tem Lilith nessa posição.

A falta de liberdade e a ausência de vida social são pontos cruciais que podem causar rupturas nos seus relacionamentos. Além disso, valoriza as relações baseadas no respeito às diferenças e individualidade de cada um.

Peixes

Peixes fala dos mistérios, do desconhecido e da intuição. A falta de sonhos compartilhados, o humor instável e as fantasias destrutivas são pontos de ruptura para a Lilith nesse signo.

A insubordinação surge quando sua sensibilidade é desprestigiada. Por isso, essa pessoa não tolera ser dominada emocionalmente e tratada com frieza.

Quer entender como Lilith atua no seu Mapa Astral, sua posição, o signo e a casa que ocupa – e como você lida com seus impulsos e desejos?

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos