Entrar

Você sabe o que significa o Sol no Mapa Astral? Neste texto, vamos falar sobre a potência desse astro em nossas vidas.

Primeiramente, lembramos que todos os astros do nosso Sistema Solar, cada um no seu ritmo, influencia nossas vidas com uma energia diferente. Eles nos ajudam a viver em movimento, potencializando a realização da nossa personalidade e a maneira como nos expressamos no mundo.

Na Astrologia, Sol e Lua são os luminares do nosso mapa de nascimento. Neles, encontramos a nossa força vital, energias complementares que representam o masculino e o feminino: enquanto o Sol cria, a Lua dá forma à criação.

Para além, o Sol é um dos grandes responsáveis pela vida na Terra. É o astro em torno do qual tudo gira. Sua luz e calor nos dão vida, energia e força para crescer. E esse protagonismo também está representado na Astrologia.

Quer saber tudo sobre o Sol no Mapa Astral? Continue a leitura e confira todas as informações que preparamos para você.

Quer conhecer mais sobre o céu no momento do seu nascimento? Faça seu Mapa Astral Grátis e receba sua mandala astrológica personalizada e a intepretação do seu signo solar e Ascendente.

Sol: Vitalidade e energia

Astrologicamente falando, o Sol também é considerado um planeta, que simboliza a consciência sobre nós mesmos, nossas individualidades e a capacidade de autoafirmação. Além disso, regente do signo de Leão, o astro-rei está associado à casa 5 do mapa, que nos fala, entre outras coisas, do nosso amor-próprio, potencial criativo e autoconfiança.

Da mesma forma, é o Sol que nos indica onde nos sentimos fortes, seguros e confiantes. Quando em harmonia, conseguimos desenvolver nossos valores pessoais e senso de identidade, trilhando um caminho de crescimento e conquistas. Ao contrário, quando há algum desequilíbrio nessa posição, podemos desenvolver um certo complexo de superioridade ou até mesmo enfrentar dificuldades para assumir quem somos.

O Sol é o coração da nossa estrutura astrológica e tudo pulsa em torno da sua energia. Sendo assim, entender como ele atua em nosso mapa de nascimento é importante para buscarmos atividades que nutram a energia do nosso signo solar.

O que significa o Sol no Mapa Astral

O impulso de vida

No mapa astral, o Sol é a nossa força motriz, responsável pela constituição da nossa individualidade, pela consciência de que somos únicos e absolutamente singulares. Portanto, o signo onde se encontra o Sol representa o tipo de força que nos estimula a ser o que somos e nos impulsiona a afirmar nossa individualidade.

Nesse ínterim, as posições relacionadas ao astro-rei se referem à capacidade de comando, de exercício da vontade e de poder centralizador. Desta forma, acionar a força solar significa entrar em cena, ser notado e reconhecido. O Sol representa o domínio e a organização psíquica, tudo o que a mente pode suportar, por ser capaz de compreender.

Assim, os temas tratados pelo Sol são:

  • energia vital
  • criatividade
  • consciência
  • brilho
  • calor
  • magnetismo
  • reconhecimento
  • dignidade
  • centralização
  • egocentrismo
  • individualismo
  • orgulho
  • vaidade
  • comando
  • controle
  • dominação

A posição do Sol no mapa de nascimento está associada à consciência da realidade e ao reconhecimento de ordem e hierarquia. Além disso, o signo solar representa a força responsável pela manutenção da individualidade, imunizando-a contra as influências externas.

Logo, a expressão das qualidades desse signo auxilia na construção de um ego saudável e do senso de objetividade. Além disso, os aspectos associados ao Sol indicam o que nos dá vontade de viver, de nos mantermos bem-dispostos, com vitalidade e energia.

Ao mesmo tempo, a casa em que se encontra o Sol é vivida com alegria, disposição e vigor. Nela, há organização e vontade de realizar. Dessa forma, por ser a área que o Sol ilumina, é uma das mais importantes do nosso mapa e onde temos maiores chances de brilhar, de sermos únicos e obtermos sucesso.

Assim, o signo solar é o mais conhecido por todos, é o chamado “signo do horóscopo dos jornais”. Para descobri-lo, basta sabermos a nossa data e hora de nascimento. Por isso, se você nasceu entre 21 de março a 19 de abril, seu signo solar provavelmente será Áries. Se nasceu entre 20 de abril a 20 de maio, seu signo solar tem muita chance de ser Touro e assim por diante. Se você nasceu nesses dias de mudanças de signos, é importante calcular o seu mapa natal para saber a exata posição do Sol.

O Sol é uma espécie de regente de tudo, colorindo todo o Mapa Astral com sua força. Igualmente, em conjunto com a Lua, o Ascendente e o Meio do Céu, o Sol representa um forte pilar da formação da nossa personalidade. É o nosso ego, nossa razão e essência.

Saiba mais: Nasci entre um signo e outro! Qual o meu signo?

A seguir, você vai conhecer as principais características do Sol e como elas atuam nos signos e nas casas astrológicas.

Sol nos signos

Nossa essência e energia vital

Áries

Ser do signo de Áries é querer caminhar sozinho, ser senhor de sua vontade e assumir o comando do seu destino. Assim sendo, os arianos também costumam ser competitivos e são facilmente motivados quando estão diante de desafios.

Touro

Pessoas do signo de Touro são realistas, firmes e determinadas. Do mesmo modo, quem é deste signo aprecia os prazeres da vida, especialmente se tiverem relação com o conforto e com as sensações físicas.

Gêmeos

Este signo simboliza o movimento, a formação do intelecto e a capacidade de absorver informações. A comunicação, portanto, é a matéria-prima dos geminianos para a construção do seu jeito singular de ser e de compreender o mundo.

Câncer

Este posicionamento está associado à integridade e à estabilidade emocional. Do mesmo modo, os cancerianos são seres com um forte instinto de proteção, muito sensíveis e de uma imaginação imensa.

Leão

Os leoninos atuam como um Sol brilhante, atraindo para si pessoas ansiosas por vida e luz. Dessa forma, são seres com um forte magnetismo e suas atitudes refletem seu potencial luminoso, criativo, de domínio e de força.

Virgem

Os nascidos com o Sol em Virgem são funcionais, práticos e construtivos, fazendo da organização a matéria-prima com a qual constroem sua individualidade. Assim, costumam ser muito analíticos e perspicazes; nada escapa ao seu olhar atento e curioso.

Saiba mais: O Sol e Lua nos signos

Libra

Via de regra, o comportamento dos librianos é reflexivo e tende a acolher o desejo do outro antes de olhar para os seus próprios. Além disso, são pessoas colaboradoras, ponderadas e capazes de levar paz e tranquilidade aos lugares onde há discórdia.

Escorpião

Por se tratar de um signo transformador, intenso e contestador, seu temperamento é muito temido, resultado de uma cultura preconceituosa com as qualidades associadas a ele. Por outro lado, escorpianos trazem consigo o dom de fazer brotar das profundezas as forças adormecidas e usá-las para fazer as mudanças necessárias em sua vida.

Sagitário

Os sagitarianos têm a necessidade de encontrar algo maior, um sentido para a sua existência. Assim sendo, impulsionados por esse desejo, sua mente é capaz de ir longe. Amantes do conhecimento, são atraídos por horizontes livres e sem limites.

Capricórnio

As atitudes dos capricornianos são pensadas, medidas e calculadas, pois há uma preocupação com a solidez e a estabilidade. Ao mesmo tempo, sua vida gira em torno do dever e da responsabilidade e eles se esforçam exaustivamente para superar as próprias limitações.

Aquário

Ser aquariano é compreender que individualidade e cooperação são indissociáveis. Por isso, esses indivíduos têm muita vontade de progredir e suas atitudes tempestuosas são capazes de provocar grandes e significativas revoluções.

Peixes

Piscianos tendem a ser sonhadores. Eternos românticos, vivem para o amor. Algumas vezes, podem se esquecer de si mesmos por se envolverem demais com tudo e com todos, não sendo raro vê-los se sacrificarem para atender os outros.

Sol nas casas

A consciência de quem somos

  • Casa 1 – Os nativos com este aspecto desenvolvem, desde muito cedo, uma personalidade forte e capaz de suportar as pressões da vida com dignidade. Assim, devido à vaidade e ao narcisismo, precisam ser aceitos e aprovados pelos outros e, por isso, sentem-se inseguros quando criticados.
  • Casa 2 – Pois bem, essa configuração indica pessoas disciplinadas para se organizarem financeiramente. Ainda que apreciem consumir e viver bem, a consciência do valor das coisas aumenta o desejo de garantir reservas para eventuais contratempos profissionais ou financeiros.
  • Casa 3 – Indivíduos com este posicionamento costumam ser intelectualmente criativos e com boas habilidades de comunicação. Sendo assim, é natural que atraiam as atenções para si quando expõem suas ideias ou quando deixam claro que dominam uma variedade enorme de assuntos.
  • Casa 4 – A sensibilidade é abundante para aqueles que nascem com esta configuração, e as relações afetivas são as que trazem sentido à vida. Assim como, são elas as responsáveis por iluminar sua jornada pessoal, servindo como refúgio nos momentos difíceis e aquecendo sua alma sensível.
  • Casa 5 – As pessoas que nascem com este aspecto têm um forte desejo de se sentirem únicos e, para tanto, precisam acreditar em si e estarem seguros na sua diferença. Por isso, em sua jornada pessoal, a tendência é de que vivam tudo com enorme intensidade.
  • Casa 6 – A tendência destes nativos é se entregarem de corpo e alma ao trabalho, desde as tarefas mais simples do cotidiano até as mais elaboradas e que qualificam a sua carreira. Dessa forma, procuram escolher atividades que desafiem sua criatividade e a acomodação não faz parte do seu perfil.

Assista: O Signo Solar – Nossa fonte de vitalidade

  • Casa 7 – Esta posição indica indivíduos com uma habilidade ímpar para lidar com o jeito de ser e de viver dos outros. Além disso, consideram os relacionamentos uma experiência vital para sua existência, pois acreditam que eles trazem um melhor conhecimento sobre si mesmos.
  • Casa 8 – Aqueles que nascem com esta configuração estão submetidos a transformações de toda ordem, principalmente as que agem nas profundezas da alma. Por tudo isso, costumam ser pessoas capazes de desapegar do que não serve à individualidade e de renovar-se constantemente.
  • Casa 9 – O foco central da vida destas pessoas está intimamente relacionado com o saber, o viajar e o estudar. Assim também, para elas não existem linhas divisórias impossíveis de serem ultrapassadas, sejam geográficas, intelectuais ou espirituais, estão sempre estimuladas a buscar luz em territórios desconhecidos.
  • Casa 10 – Os nativos com este posicionamento buscam exercer seus potenciais ao extremo e procuram brilhar através da criatividade, imprimindo a marca da sua singularidade em tudo o que fazem. Por isso, são indivíduos que confiam em si mesmos e que reconhecem a importância de sua presença onde quer que estejam.
  • Casa 11 – A vida destas pessoas adquire valor quando elas são porta-vozes dos anseios coletivos. Assim, suas realizações pessoais tendem a ser uma fonte de luz para quem vive na obscuridade, sendo vistos como um exemplo de vida a ser seguido.
  • Casa 12 – Nascer sob esta configuração sugere uma vida mergulhada no mundo da imaginação e na possibilidade de lidar com o imponderável. Além disso, têm sensibilidade suficiente para perceberem quando algo ocorre nos bastidores, mesmo quando tentam lhe ocultar.

Personagem masculino

Por fim, assim como a Lua representa a função materna, o Sol, em contrapartida, representa a paterna. Ou seja, a leia e a ordem.

Desse modo, a associação do astro rei com a figura do pai é semelhante à antiga analogia do Sol com a figura do herói, com a força e o poder de vencer. Logo, sua posição no mapa natal aponta para o lugar onde nos sentimos imbatíveis, mas, em contrapartida, também onipotentes.

Enfim, agora que você já conhece toda a potência do Sol, encomende seu Mapa Astral Completo e receba sua interpretação personalizada.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...

Destaques do Blog

Ver todos