Roda da Fortuna na Astrologia: como fazer a vida fluir?

A Roda da Fortuna é um ponto virtual no nosso Mapa Astral, ou seja, um cálculo e não um astro. Representa uma espécie de relação harmônica entre Sol, Lua e Ascendente do indivíduo. Um caminho de fluidez, que indica a possibilidade de uma vida mais plena.

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre esse componente astrológico que pode atuar como um farol que ilumina a nossa jornada em momentos desafiadores. Aprendendo, assim, a tirar o melhor de situações difíceis. Além disso, vai poder entender como ele se manifesta em cada signo. Confira!

O que é a Roda da Fortuna?

A Roda da Fortuna é um ponto do Mapa Astral onde conhecemos a melhor interação das nossas potências, funcionando como uma “força coringa” para os momentos de tensão. Ela nos indica uma maneira de fazer a energia circular mais livremente e as qualidades que podem nos ajudar a sair de uma crise.

Entretanto, aqui vale um ponto de atenção: “fortuna”, neste caso, não significa exatamente dinheiro, e sim prosperidade, alegria e felicidade na nossa existência, o que vai muito além da questão material.

É uma espécie de relação entre Sol, Lua e Ascendente no nosso mapa. A posição do Sol no mapa representa a razão, consciência de si, alegria e vontade de viver. A Lua, satélite da Terra, fala das nossas emoções, raízes e sentimentos. Já o Ascendente é a nossa marca, aquele aspecto da nossa personalidade que nos torna únicos.

Portanto, podemos dizer que a Roda da Fortuna é a síntese da interação desses setores tão importantes na constituição da nossa personalidade. Isso passa a ser uma marca extremamente pessoal, o nosso jeito de construir uma relação entre a razão e a emoção. Às vezes, equilibrar o lado racional com o emocional pode ser bastante desafiador.

A Fortuna na mitologia

Na mitologia romana, temos Fortuna como a primeira filha de Júpiter, responsável pelo destino dos homens, apontando a sorte e a prosperidade de cada um. Muitas vezes representada com uma venda nos olhos, distribuía seus desígnios de forma aleatória e, por isso, sua atuação era muito associada ao acaso.

É interessante observarmos que um dos significados mais antigos da palavra “fortuna” é “destino”. Por isso, essa área do nosso mapa de nascimento também nos fala sobre as coisas – boas e ruins – que não podemos controlar totalmente e simplesmente acontecem na nossa vida. Mas mesmo quando não estamos aptos a mudar uma situação, podemos alterar nosso olhar sobre ela. A Roda da Fortuna nos auxilia nesse processo.

Assista ao vídeo: “Como Fazer a Vida Fluir? – Roda da Fortuna” por Cláudia Lisboa:

A atuação da Roda da Fortuna no Mapa Astral

A Roda indica um ponto de fluidez, podendo nos orientar a fazer escolhas mais assertivas nos momentos desafiadores. Uma riqueza que não necessariamente é material, mas a que sempre podemos recorrer. Quando dispomos desse tesouro, as experiências da vida podem ser mais leves e plenas.

O signo onde está a Roda da Fortuna é uma espécie de “carta na manga” que nos mostra como fazer as coisas fluírem da melhor forma. A partir desse ponto de vista, essa força pode se manifestar de modos variados, como pela criatividade, imaginação, inteligência, intuição, planejamento, resiliência, entre outras. As qualidades do signo em que a Roda da Fortuna se encontra oferecem ferramentas para lidar com os desafios de maneira mais leve.

Potencializar as virtudes do signo em que ela se localiza torna tudo mais fácil e, consequentemente, nos sentimos mais satisfeitos e felizes em relação à vida. Descubra onde ela está no seu Mapa Astral aqui!

Sol, Lua e Ascendente

Em conjunto com a Lua e o Ascendente, o Sol representa um forte pilar da formação da nossa personalidade. É o nosso ego, razão e essência. Também é o coração da nossa estrutura astrológica e tudo pulsa em torno da sua energia.

Sendo assim, entender como o Sol atua em nosso mapa de nascimento é importante para buscarmos atividades que nutram a energia do nosso signo solar.

Já a Lua é símbolo de afeto, da nossa memória e do passado, aquilo que sustenta a nossa segurança emocional, como cuidamos e somos cuidados, nossa forma de amar. Assim, o signo lunar fala da nossa identidade emocional.

Compreender como ela nos influencia e atua no nosso Mapa Astral é fundamental para entendermos o que nos torna emocionalmente seguros e confiantes, como cultivamos nossos afetos, o que nos emociona e como lidamos com nossas emoções e com nosso passado.

O ascendente era o signo que estava nascendo no horizonte quando demos nosso primeiro suspiro. Ele se manifesta na forma como nos posicionamos e nos expressamos no mundo, representando a espontaneidade. Na prática, você pode entender o ascendente como aquilo que é intrínseco, que te torna quem você é; a forma como o mundo te vê e algo não existe nas outras pessoas. Em suma, uma identidade própria e única.

A Roda da Fortuna nos signos

Roda da Fortuna em Áries

Potencializar a independência, a força de vontade para iniciar novos projetos e a competição saudável pode ser uma boa forma de fazer a energia fluir para você. É importante buscar superar desafios de forma corajosa.

Roda da Fortuna em Touro

Valorizar aquilo que se obtém por meio do trabalho e construir um caminho sólido e de autonomia podem ser boas maneiras de fazer a energia fluir para você. Aqui, a felicidade nasce da capacidade de construir e sustentar.

Roda da Fortuna em Gêmeos

Potencializar a comunicação, a troca de ideias e a aprendizagem é um ótimo jeito de fazer a energia fluir para você. Aqui, a liberdade de expressão e a flexibilidade nas relações traz bastante contentamento.

Roda da Fortuna em Câncer

Aqui, a alegria nasce do ato de cuidar dos outros e de deixar os sentimentos brotarem. Manter boas relações com seus familiares e amigos é fundamental para você sentir a vida em equilíbrio.

Roda da Fortuna em Leão

Potencializar a criatividade e o amor-próprio pode ser uma boa forma de fazer a energia fluir. O otimismo e a generosidade são fontes de alegria, principalmente quando você percebe que inspira outras pessoas.

Roda da Fortuna em Virgem

A felicidade nasce da sensação de se sentir útil e produtivo(a). Assim, valorizar os pequenos detalhes, manter a vida em ordem e seguir uma rotina são atitudes que podem fazer a energia fluir para você.

Roda da Fortuna em Libra

O desenvolvimento da capacidade de conciliação é a chave para que as experiências da vida se tornem mais tranquilas de serem vivenciadas. Por isso, construir relações harmoniosas pode ajudar você a enfrentar melhor os problemas quando eles surgem.

Roda da Fortuna em Escorpião

Aqui, o processo de transformação e os aprendizados trazidos por ele podem ser fontes de contentamento para você. Ao viver com intensidade e obstinação, nasce a felicidade.

Roda da Fortuna em Sagitário

A energia flui quando você sente que pode se aventurar e se abrir para o novo, buscando mais conhecimento. Saber compartilhar suas ideias, mas também ouvir o outro, são atitudes importantes para enfrentar problemas.

Roda da Fortuna em Capricórnio

Cultivar a paciência, a resiliência e a responsabilidade é uma forma de fazer a energia fluir para você. O reconhecimento pela sua capacidade de realizar e a sensação de conquistar objetivos traçados são fontes de contentamento.

Roda da Fortuna em Aquário

Cultivar uma mente aberta e a liberdade, vivendo experiências que não sigam regras ou tradições rígidas, é uma maneira de fazer a energia fluir para você. A alegria nasce ao interagir com causas sociais, construir relações de amizade e estar em contato com o novo.

Roda da Fortuna em Peixes

Esse é um posicionamento que fala da importância de cultivar a fé, a sensibilidade, a empatia e a imaginação para fazer a energia fluir. A alegria nasce para você com o sentimento de que está ajudando o próximo e caminhando rumo à evolução pessoal.

Afinal, o que você deve lembrar sobre a Roda da Fortuna?

Talvez seja mais desafiador em um primeiro momento compreender tudo o que a Roda da Fortuna representa. Afinal, ela não é um assunto tão popularmente abordado na Astrologia como o signo solar, o ascendente, etc. Mas existem pontos básicos que devem estar claros para facilitar seu entendimento! Veja um resumo:

  • A Roda da Fortuna não é um astro e sim um ponto virtual, sendo sua posição obtida por meio de cálculos entre o Sol, a Lua e o Ascendente;
  • Seu significado não está associado diretamente à fortuna como riqueza material, mas à sensação de fluidez na vida;
  • Atua como uma ferramenta para encontrarmos soluções para as dificuldades;
  • Ao acionarmos a energia do signo em que está localizada a Roda da Fortuna, podemos encontrar caminhos mais fáceis para lidar com os desafios.

O Mapa Astral é o primeiro passo no conhecimento astrológico. Para descobrir a posição da Roda da Fortuna no seu, em qual signo está e qual casa ocupa, é preciso saber sua data, horário e local de nascimento.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos