Como retrata Homero, na Ilíada, a deusa Vênus era filha de Dione e Júpiter. Ao nascer, foi entregue às Horas, que cuidaram da sua educação. Após crescer e retornar ao Olimpo, todos os deuses ficaram encantados com sua beleza, incluindo o próprio Júpiter. Ao ser rejeitado, ele se vingou, casando-a com Vulcano, tido como o deus mais feio do Olimpo. Vênus era infiel e seu amante mais célebre foi Marte. Desse amor nasceu Fobos (o medo), Deimos (o terror) e Harmonia. O dia da semana a ela consagrado é a sexta-feira.
Deusa do amor, da beleza e da arte, Vênus é o símbolo da versatilidade e instabilidade feminina. É movida pela paixão e pela sexualidade, associada à atração sexual, ao encontro do parceiro e à vinculação afetiva. Planeta feminino, rege os signos de Touro e Libra. No primeiro, aponta para a importância dos valores materiais e do prazer, a sensualidade e o desejo. Já em Libra, prioriza a vinculação afetiva e estética.
A ATUAÇÃO DE VÊNUS
Vênus sinaliza os caminhos que oferecem soluções para os conflitos afetivos e o modo como devem ser aproveitadas as oportunidades. O signo em que ela se encontra na carta natal representa tanto os atributos que nos tornam atraentes como o que nos atrai no outro, a nossa forma de atrair e seduzir, mas também como somos seduzidos. A casa em que Vênus se instala aponta para o tipo de experiência que será favorecida pelo desejo e pelas vivências amorosas.
Outro ângulo a ser observado na interpretação de Vênus é sua associação com os valores materiais e o bem-estar por eles produzidos. Vênus gosta do que é bom, do conforto, e do que dá prazer. Por isso, sua posição em nosso Mapa Astral indica quais áreas e capacidades são férteis e que, se bem exploradas, facilitam a obtenção de estabilidade financeira. Indica também o modo como o indivíduo lida com seus gastos e economias, como ele gera recursos.
Na astrologia, está associada às casas 2 e 7, e, consequentemente, aos signos de Touro e Libra. Enquanto a segunda casa fala sobre recursos financeiros, administração de finanças, nossa necessidade de bens materiais, a casa 7 reúne nossos relacionamentos, parcerias, onde entendemos o valor do outro em nossas vidas e o que nos atrai amorosamente.
Ao interpretarmos Vênus em um Mapa Astral, podemos entender para onde o indivíduo canaliza seus dons criativos e artísticos, que tipo de relacionamento o atrai, como pode trabalhar melhor suas habilidades para gerar recursos materiais e como vive seus relacionamentos. Símbolo da sexualidade feminina, aos órgãos reprodutores da mulher.
Assim como na vida, quando falamos dos astros não existe apenas o bom e o mau. Tudo coexiste. Dessa forma, Vênus pode nos trazer potências a explorar ainda mais ou pontos que precisamos olhar com cuidado e atenção para evoluirmos:
ASPECTOS HARMÔNICOS DE VÊNUS EM UM MAPA ASTRAL:
- Maior habilidade para apreciar os prazeres da vida;
- Potencial para desenvolver o senso estético;
- Potencial para desenvolver as habilidades profissionais;
- Mais suavidade e amabilidade nas relações;
- Desenvolvimento do lado feminino do indivíduo;
- Maior desejo de cooperação e parceria.
ASPECTOS DESARMÔNICOS DE VÊNUS EM UM MAPA ASTRAL:
- Excesso de apego aos bens materiais;
- Futilidade e vaidade excessiva;
- Valorização da aparência em detrimento da essência e valores do indivíduo;
- Ciúmes, controle excessivo do relacionamento e do que o outro sente.
Quer aprender mais sobre como cada planeta atua na Astrologia? Acompanhe nosso conteúdo completo no blog Astrologia Luz e Sombra. Você poderá ainda criar sua mandala astrológica de forma gratuita e online em nosso site e assim iniciar seus estudos e processo de autoconhecimento. Acesse e confira!