Marte é popularmente conhecido como o deus da guerra. Porém, seu mito difere entre gregos e romanos. Para os primeiros, que o chamavam de Ares, era visto como um deus violento e sanguinário, que via prazer na luta sem defender uma causa. Já para os romanos, era considerado corajoso e protetor. Não criava guerras, mas defendia seu povo quando necessário. Essa diferenciação diz muito sobre como queremos ativar a energia de Marte em nossa jornada: com estratégia para lutar pelo que acreditamos ou através de uma agressividade sem justificativa?
Na astrologia, ele é o planeta associado à sexualidade masculina e simboliza força e coragem. Regente de Áries e atual co-regente de Escorpião, Marte é o herói viril que luta pela autonomia e se relaciona com a competição e a liderança. É a força que nos faz sair do lugar, que nos dá impulso e sede de vitória. Seu dia da semana é terça-feira.
A ATUAÇÃO DE MARTE
Entre as casas astrológicas, Marte é associado à Casa 1, justamente a que representa o nascimento do indivíduo e sua autonomia, seu poder de autoafirmação, a energia de nascer, a força da iniciativa frente aos desafios que a vida apresenta. E é disso que nos fala o chamado “planeta vermelho“. Ele mostra como enfrentamos as limitações e desafios, de onde tiramos forças para seguir em frente, como nos colocamos diante o mundo, com nosso ponto de vista e nossas vontades.
A força de Marte não é só subjetiva. Ele está associado também à força física e à imunidade do corpo. Por isso, a prática de esportes e exercícios são essenciais quando a energia de Marte está em desequilíbrio em nosso mapa astral, seja por excesso ou escassez. O signo em que Marte se encontra indica que tipo de força podemos extrair de nós mesmos nos momentos desafiadores e quando nos vemos envolvidos em conflitos e competições.
Marte é a nossa capacidade de transformar ideias em ações, a perseverança para alcançarmos nossos desejos. Ele representa o momento da decisão. A casa astrológica na qual se localiza é o território onde acontecem as batalhas, ou seja, a área da nossa vida onde mais nos impomos, onde lutamos com mais afinco pelo que acreditamos, enfrentando adversários, sejam eles concretos ou abstratos.
Quando damos vazão ao lado guerreiro e agressivo de Marte, tendemos a ser destemidos e impulsivos, agimos movidos pela paixão e pela vontade de vencer. Já quando ativamos o lado estrategista do planeta da guerra, podemos vencer ao usar a força de forma inteligente e estratégica, resistindo em vez de reagir, encontrando soluções em vez de estimular o conflito.
Na astrologia tudo coexiste. Não temos apenas o bom e o mau e sim uma série de características que, juntas, formam um indivíduo singular, com pontos a serem trabalhados e potências a serem ainda mais desenvolvidas. Assim, podemos listar alguns aspectos harmônicos e desafiadores de Marte em um Mapa Astral:
ASPECTOS HARMÔNICOS DE MARTE EM UM MAPA ASTRAL:
– Energia e vitalidade;
– Determinação para lutar pelos objetivos;
– Autoafirmação e defesa das próprias vontades;
– Valorização da independência;
ASPECTOS DESAFIADORES DE MARTE EM UM MAPA ASTRAL:
– Impulsividade e agressividade em excesso;
– Assumir riscos desnecessários;
– Arrogância e egoísmo;
– Cobrança excessiva pelo sucesso;
– Dificuldade em demonstrar suas fragilidades.
Quer aprender mais sobre como cada planeta atua na Astrologia? Acompanhe nosso conteúdo completo no blog Astrologia Luz e Sombra.