Planeta regente de Áries e também co-regente do signo de Escorpião, Marte representa a força e a coragem. É através da sua energia que projetamos nossa vontade, lutamos pelo que acreditamos, expressamos nossa raiva e reunimos forças para superar as dificuldades. O chamado planeta vermelho é a representação do herói que não tem medo de disputar batalhas. É o nosso guerreiro interior, que nos move em nossa busca pela autoafirmação. 

Marte é a capacidade de transformar ideias em ações, a perseverança para alcançarmos nossos desejos. Ele representa o momento da decisão. O signo em que Marte se encontra em nosso Mapa Astral indica como usamos nossa energia em momentos desafiadores, como lidamos com a raiva, com nossos impulsos sexuais, como tomamos decisões e o que move nossos desejos. 

É importante lembrar que, para analisarmos como Marte age em determinado signo, devemos levar em conta também os aspectos que ele faz com outros planetas e a própria casa em que ele se encontra. Uma interpretação personalizada acontece através da análise do Mapa Astral completo, feito a partir da data e local de nascimento do indivíduo.  

Marte nos signos

Marte em Áries:

Posição de domicílio, que concentra uma forte energia. Marte em Áries é uma combinação que favorece a coragem, a impulsividade e a assertividade nestes nativos. Costumam ser pessoas competitivas, com habilidade natural para liderança e que sabem impor suas vontades e opiniões. Devem cuidar para que tanta energia não acabe resultando em dispersão ou agressividade. 

Marte em Touro:

Aqui, temos a impulsividade de Marte e a prudência de Touro. É uma posição que representa indivíduos que preferem agir de forma mais cautelosa diante da vida, porém são obstinados e sabem canalizar a energia para lutarem pelo que desejam. Podem ter um pouco de dificuldade quando o momento pede flexibilidade, o que às vezes resulta em teimosia. 

Marte em Gêmeos:

A autoafirmação se dá através da palavra e do intenso fluxo de ideias. Marte em Gêmeos representa pessoas ativas e comunicativas, que gostam de debates e de discussões, sempre construídas com bons argumentos. Costumam ser mais inquietas, o que pode favorecer a dispersão e precisam se sentir constantemente desafiadas intelectualmente. 

Marte em Câncer:

Esta é uma posição que pode revelar emoções intensas. Câncer possui uma energia mais introspectiva e sensível, ao passo que Marte é puro fogo e movimento. Costumam ser pessoas que não medem esforços para ajudar a família e os amigos mais próximos e muitas vezes tomam a frente nas decisões familiares. Costumam tomar decisões pautadas na emoção. Vale prestar atenção aos sentimentos, para não guardar mágoas ou sofrer com mudanças bruscas de humor. 

Marte em Leão:

Aqui, podemos encontrar muita energia, disposição e criatividade. É uma posição que caracteriza um indivíduo confiante e seguro de si, que não tem medo de brilhar. Gosta de ser admirado e reconhecido. Pode ter muita aptidão para liderança, com opiniões fortes, o que, quando em desequilíbrio, pode representar uma certa intransigência. Quando provocado, pode se mostrar explosivo. É bom saber dosar sua intensidade. 

Marte em Virgem:

Posição que favorece a organização e a disciplina como autoafirmação. O indivíduo gosta de se sentir útil e prestativo e muitas vezes suas ações acontecem de forma mais planejada. É alguém que pensa e analisa a situação antes de agir, como um bom estrategista, e pode ser bastante crítico na forma de encarar o que acontece à sua volta. Pode haver uma tendência ao controle, por isso é bom deixar que as coisas fluam naturalmente e de forma mais leve. 

Marte em Libra:

Libra é o signo oposto a Áries, que é regido por Marte, portanto um encontro de opostos.  Enquanto Marte busca se impor, Libra representa a diplomacia. Nativos com esse posicionamento desejam ser socialmente aceitos e costumam pensar mais nos outros do que em si próprios. Preocupam-se com sua imagem, não gostam de gerar atritos e, por isso, podem acabar cedendo demais, não deixando claras as suas vontades. 

Marte em Escorpião:

Outra posição de domicílio, já que Marte é co-regente Escorpião, junto com Plutão. Sente-se motivado com desafios, mudanças e gosta do desconhecido. Costumam ser pessoas determinadas e com emoções intensas, porém, não revelam facilmente o que sentem. Marte em Escorpião deve aceitar aquilo que não é capaz de modificar e usar a força para regenerar o que está a seu alcance. 

Marte em Sagitário:

Aqui, podemos encontrar indivíduos sociáveis, bem-humorados e otimistas em suas ações, mas, às vezes, um pouco exagerados. Costumam ter bastante convicção naquilo em que acreditam e defendem suas opiniões e crenças. Gostam de aventuras, explorar coisas novas, estudar e aprender, sempre desafiando a mente e seus limites. Falam diretamente, não usam as entrelinhas e por isso devem tomar cuidado para não serem tomados como grosseiros. 

Marte em Capricórnio:

A energia de Marte aqui é utilizada de forma mais estruturada, com foco e persistência. Costumam ser pessoas que calculam cada passo antes de agir, são prudentes e planejadas. O trabalho é uma forma de autoafirmação. Esse indivíduo pode estar inclinado a gostar de posições de poder e de reconhecimento social. Pragmático, o Marte em Capricórnio pode tender também para uma certa frieza e autoritarismo, por isso, é preciso cultivar mais doçura. 

Marte em Aquário:

Posição que representa pessoas independentes e originais, que defendem os princípios nos quais acreditam. São indivíduos que reconhecem o poder da união e do trabalho coletivo como forma de potencializar as conquistas. Não gostam de rótulos, valorizam a liberdade e tendem a lidar bem com situações desafiadoras, embora tenham maior dificuldade com questões individuais. 

Marte em Peixes:

A autoafirmação se dá através da sensibilidade e da imaginação. A força desse indivíduo vem da inspiração e nada deve impedi-lo de sonhar. Precisam poder escoar toda sua sensibilidade. É um posicionamento que remete à empatia e compaixão. Geralmente são pessoas que tomam decisões baseados na intuição, evitam conflitos e fazem de tudo para ajudar os outros, mas às vezes esquecem de si mesmos. Estão sujeitos a oscilações de humor, pois captam as energias dos ambientes com muita facilidade. Você sabe a posição de Marte em seu Mapa Astral? Em nosso site é possível fazer a sua mandala astrológica de forma gratuita, basta saber seu o horário e local de nascimento. A astrologia é uma importante forma de autoconhecimento. Para aprender ainda mais, acompanhe o conteúdo completo no blog Claudia Lisboa.