Mercúrio fica retrógrado por três períodos completos no ano de 2024. Aproximadamente a cada três meses, o planeta Mercúrio — que rege as comunicações, diálogos, redes, negociações, escrita, e tudo que tem a ver com a palavra — entra em movimento de retrogradação. Vamos entender o contexto de cada um desses momentos e o que era esperado de cada um deles.
Nesses períodos de Mercúrio Retrógrado, que duram em torno de 20 dias, os assuntos regidos por esse planeta podem passar por um descompasso. É como se o seu funcionamento regular sofresse uma descontinuidade, exigindo cautela e revisão. Além disso, podemos ter temporadas mais ou menos desafiadoras, dependendo do que Mercúrio encontrará ao longo de sua retrogradação.
2024, um ano iniciado sob Mercúrio Retrógrado
O ano de 2024 já começou com Mercúrio Retrógrado, que logo retomou seu movimento direto, ainda no dia 2 de janeiro, depois de exatos vinte dias aparentemente “andando para trás”. Além de Mercúrio retornar ao signo de Sagitário, signo que desafia a sua natureza, ele também encontrou Saturno, Netuno e Marte ao longo do seu caminho. O encontro com estes planetas nos inspirou a repensar como cuidar das palavras e valorizar o silêncio. Não podemos falar tudo que pensamos. E mesmo o que é necessário ser dito deve ser dito com cuidado!
Assista ao vídeo: Mentiras que te contaram sobre o Mercúrio Retrógrado
Mercúrio Retrógrado em Abril
Em abril de 2024, a partir do dia 1º, Mercúrio voltou a retrogradar, dessa vez pelo signo de Áries. Aqui, as coisas parecem mais fáceis, pois ele encontra Sol e Vênus ao longo da temporada.
A ideia era agir e falar, sim, com o coração, sem deixar de avaliar cuidadosamente aquilo que você expressará para o mundo. Mercúrio em um signo de Fogo, marcial, encontrando a deusa do amor, encontrou dificuldades para separar o que pensa do que sente. Portanto, foi muito importante redobrar a atenção com as palavras!
Até o dia 25, quando Mercúrio chegou ao grau 15 de Áries, a ideia era tratar os assuntos envolvidos por ele com cautela e equilíbrio. O conselho: não fazer nada que não pudesse ser revertido!
Mercúrio Retrógrado em Agosto
Em agosto, a partir do dia 5, Mercúrio que já estava se sentindo em casa no signo de Virgem desde o dia 25 de julho, começou mais uma temporada de retrogradação, na qual retornou ao signo de Leão.
O momento de maior tensão aqui foi, provavelmente, quando ele encontrou Urano por quadratura, simbolizando uma ansiedade e pouca destreza para lidar com as relações cotidianas.
Definitivamente, este não foi o melhor momento para decisões importantes, visto que a tendência era agir por impulso. Valia também evitar diálogos importantes, pela dificuldade de desapegar das próprias convicções e enxergar outros pontos de vista.
Mercúrio Retrógrado em Novembro
A última temporada de Mercúrio Retrógrado aconteceu a partir do final de novembro, no dia 25. O planeta da comunicação estava transitando por Sagitário, signo oposto ao seu domicílio, Gêmeos. Logo no dia 4 de dezembro, ele encontrou Júpiter por oposição. O que, apesar de ser um aspecto tenso que exigiu comprometimento com as palavras, planos e metas, foi amenizado por estar um planeta no domicílio do outro. Ou seja, Mercúrio transitou por Sagitário – que é regido por Júpiter – e fez uma oposição com Júpiter, que transita por Gêmeos. Esta configuração sugeriu um alívio nas tensões da oposição.
Em seguida, Mercúrio encontrou Saturno, que transita por Peixes, por meio de uma quadratura. Aqui também foi preciso atenção! “Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro”, diz o ditado. O ideal foi estabelecer limites e deixar para se expressar em um momento mais fluido, quando as palavras receberiam mais acolhimento e compreensão. Depois, Mercúrio se despediu da retrogradação fazendo um sextil com a Vênus, já apaziguando os ânimos e sugerindo bons ventos depois de qualquer eventual desentendimento. No dia 15 de dezembro, ele retomou seu movimento direto e já conseguimos nos expressar com mais espontaneidade.
Fique atento e programe-se de acordo com os trânsitos no céu. Uma dica preciosa é acompanhar outros trânsitos importantes por meio de ferramentas como o Mapa de Previsões. Mas o mais interessante mesmo é o autoconhecimento. Entender com profundidade os seus desafios e facilidades te ajuda a navegar com mais clareza por diferentes momentos da vida. Acesse já o seu Mapa Astral Digitalizado.