Entrar

Mercúrio Retrógrado, o que acontece e como ele pode mexer com você? Mercúrio começou a ficar retrógrado em Virgem no dia 23 de agosto e assim fica até o dia 15 de setembro. Já falamos sobre o que ele significa. Agora vamos falar sobre como ele pode mexer com você.

O movimento retrógrado é apenas um movimento aparente dos planetas, em que eles parecem estar andando para trás. Em vez de andarem no sentido dos signos, que é Áries, Touro, Gêmeos, Câncer…, eles vão aparentar estar andando no sentido contrário dos signos. E isso acontece porque astrologia é feita com base no ponto de vista antropocêntrico, que é o ponto de vista do ser humano na Terra olhando para o céu.

O que acontece com planetas retrógrados?

O movimento retrógrado acaba sendo um momento de maior introspecção, de movimentar a energia psíquica para dentro. Por isso, é um momento de fazer tudo aquilo que a gente pode para revisar, reorganizar, reestruturar as questões da nossa vida.

Cada planeta exerce uma função. No momento em que esse planeta fica retrógrado, a gente tem uma oportunidade de revisar todas as funções que ele representa.

O que representa Mercúrio?

Mercúrio rege dois signos: Virgem e Gêmeos. E está retrogradando justamente no signo de Virgem. A energia de Virgem é de aperfeiçoamento. Se eu vou fazer uma longa caminhada, então que eu possa ter os “sapatos adequados”; eu posso vestir aquilo que vai ser mais confortável, que vai trazer mais leveza.

É interessante a gente pensar durante um período de Mercúrio Retrógrado: será que a gente está com os nossos “sapatos adequados”? Será que a gente está com as ferramentas adequadas para fazer aquilo que a gente precisa fazer?

Mercúrio na mitologia

Uma outra informação importante sobre Mercúrio Retrógrado e o que acontece é que ele é o único deus da mitologia que tem acesso a todos os mundos. Ele consegue acessar o Olimpo, que é o mundo dos deuses; a Terra, que é o mundo dos seres humanos; e também Hades, que é o mundo dos mortos. É o único Deus que pode entrar e sair de Hades. E aqui a gente vê essa potência dele com essa função transcendente, que sai de uma consciência para um mergulho no inconsciente, que é o símbolo do submundo, para depois ressurgir do outro lado com a possibilidade de elaboração de algo, de alguma informação que veio do inconsciente.

Assista ao vídeo completo e conheça a mitologia de Mercúrio

Mercúrio tem uma função fertilizadora de insights criativos e essa é a potência do momento de retrogradação. Quando Mercúrio inicia a retrogradação, inicia um “movimento de descida” e que ele vai se aproximar do Sol — enquanto ele está junto do Sol, ele desaparece do céu. É o momento, então, que ele está no “submundo”, no mundo de Hades, no inconsciente, para depois, ao término do período de retrogradação, aparecer lá do outro lado como a “estrela matutina”, a “estrela da manhã”, em um processo parecido com o de Vênus. Esse é um processo que a gente pode entender como um mergulho no inconsciente para depois ressurgir como um insight criativo.

O que acontece com Mercúrio Retrógrado?

Por isso, a gente não precisa ter medo desse momento! Porque, no fundo, talvez a maior problemática dos períodos de Mercúrio Retrógrado seja justamente o não entendimento de que o que surge durante esse período é a possibilidade de crescimento, de olhar para algo que poderia estar no inconsciente!

Quando a gente vê essa função de Mercúrio Retrógrado como um professor, que durante o momento da retrogradação vai trazer questões que a gente precisa aprender, tudo flui de forma mais simples. Se a gente não olhar para ele dessa forma, aí a gente pode realmente se meter em questões mais desafiadoras.

Mercúrio “derrama” energia no mundo, mas, no momento da retrogradação, é o período de descanso, é o período da introspecção, de colocar essa energia para dentro, fazer essa retrospecção, fazer essa revisão que vai permitir o aperfeiçoamento.

O que acontece com Mercúrio Retrógrado em Virgem?

No dia 23 de agosto, Mercúrio começou o seu movimento retrógrado, a 21 graus do signo de Virgem. No dia 23, ele ainda estava “estacionário” e ficou retrógrado no dia 24, quando realmente começou a “andar para trás”. E ele faz a conjunção com o Sol no dia 6 de setembro, um momento também especial, de virada de ciclo, em que ele vai começar esse momento de nascer como “estrela matutina”, estrela da manhã e, no dia 15 de setembro, quando o Mercúrio estiver a oito graus do signo de Virgem, ele termina o movimento retrógrado e começa o movimento direto.

Então, no dia 15, ele ainda está estacionário, direto e no dia 16 ele realmente começa a andar no seu sentido dos signos, a sua caminhada “normal”.

O momento é de revisão!

Então, no Mercúrio Retrógrado, o que acontece? É um movimento de revisão. Quais são as funções que a gente vai ter a oportunidade de revisar com Mercúrio, com outras pessoas, nas nossas relações sociais? Mercúrio rege o trânsito, as comunicações em geral, como correio, mensagens, WhatsApp, e-mail, a logística de uma empresa, enfim, todos esses movimentos. Mas não é pra ficar preocupada(o)! Tudo que surgir durante esse período requer atenção, pede para ser cuidado.

Às vezes, a gente faz as coisas muito rápido, muito sem pensar, aí, quando vê, mandou uma coisa errada. Então é um momento realmente de fazer as coisas com mais calma, para buscar o aperfeiçoamento das atividades que a gente tem feito.

Agora que você já sabe mais sobre o que significa Mercúrio Retrógrado e o que esta temporada nos traz, que tal entender melhor o significado do seu próprio mapa natal, a partir da relação de todos os astros no momento do seu nascimento? Afinal, se conhecer é o ponto de partida para aperfeiçoar a sua caminhada com você mesmo e com os outros. Encomende o seu Mapa Astral Completo agora.

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais...