A casa 10 na Astrologia

Associada ao signo de Capricórnio e seu regente Saturno, a Casa 10 é o ponto mais alto do céu. Simbolicamente, é quando o Sol está no auge, após nascer na Casa 1. Por isso, ela é considerada por muitos como uma das casas mais potentes do nosso Mapa Astral. Ela nos fala sobre o nosso processo de amadurecimento, onde nos tornamos indivíduos conscientes do nosso papel na sociedade, responsáveis por nossas ações, cientes das nossas escolhas. 

A Casa 10 é sempre muito ligada a temas como carreira, posição social, reconhecimento, mas sua essência vai muito além disso. Ela representa a escolha de um caminho, entre vários que a vida nos oferece, que nos leva a realizar a nossa vocação. Assim, o indivíduo encontra o seu lugar na vida pública, sua projeção na sociedade. Dessa forma, a décima casa representa nossos esforços para crescer e sermos reconhecidos e valorizados por aquilo que fazemos. 

Esforço, responsabilidade, metas, escolhas e resiliência são algumas das palavras que remetem à Casa 10. Saturno e Capricórnio, regente e signo ligados à décima casa, respectivamente, resumem bem os simbolismos ligados a esse setor do Mapa. Saturno é a disciplina de dar um passo de cada vez, com a confiança de um dia chegar ao objetivo . Já Capricórnio, representa a resiliência, como a cabra da montanha que anda firme e calmamente em direção ao topo, superando obstáculos no caminho. 

Quer aprender ainda mais sobre Trabalho, Vocação e Realização? Confira o vídeo abaixo em nosso canal no Youtube:

Principais Temas da Casa 10 

Além de reunir temas como carreira, projeção social, reconhecimento, amadurecimento, a Casa 10 também inclui a relação do sujeito com hierarquia, cargos de confiança e desejo de poder. Justamente por abordar nossas aspirações sociais, ela está associada a forma como somos vistos pela sociedade. Toda visibilidade tem dois lados da moeda. Podemos ser admirados ou condenados, portanto estar preparado para lidar com as críticas e julgamentos é algo que também precisamos trabalhar neste setor. 

Enquanto a Casa 6 nos fala da rotina para a realização do nosso trabalho diário, a Casa 10 projeta algo maior. Não é trabalhar por trabalhar. É seguir nossas aspirações, sonhos, metas, atender ao chamado da nossa vocação que irá demarcar nosso espaço na sociedade. Os signos, planetas e aspectos presentes na décima casa nos revelam como lidamos com esses temas, desafios que podemos ter em nossa vida profissional e também a imagem que os outros possuem de nós, que pode não estar alinhada com o que realmente somos. 

Conheça quais signos, planetas e aspectos estão presentes na décima casa do seu mapa astral e entenda como realizar a sua vocação.

Planetas e a Casa 10 

Sol na Casa 10:

Nesta posição o Sol se encontra em seu poder máximo. Pode indicar um indivíduo muito focado em sua realização profissional, exigente consigo mesmo e também muito obstinado em suas realizações.

Lua na Casa 10: 

Aqui, assim como a natureza emocional da Lua, a perseverança do nativo para atingir seus objetivos pode oscilar de acordo com seus humores. Porém, essa sensibilidade pode justamente ser um diferencial quando trabalhada da forma correta. 

Mercúrio na Casa 10:

Esse é um posicionamento que pode estimular uma maior flexibilidade na vida profissional. Tendem a ser pessoas com diferentes interesses profissionais, que se adaptam mais facilmente ao mercado de trabalho. Para não se perderem com tamanha multiplicidade, devem apostar na organização.

Marte na Casa 10:

Indica uma forte tendência a ocupar cargos de liderança ou buscar trabalhar sozinho para manter a autonomia na carreira, já que não gostam muito de receber ordens. Marte na Casa 10 indica também uma sede por reconhecimento, onde o indivíduo se sente bem ao ser visto como líder.  

Vênus na Casa 10:

Vênus nos fala de beleza, amor e docilidade. E nesta posição pode indicar uma certa habilidade nas relações de trabalho, tornando o indivíduo uma pessoa querida e admirada. Se sente mais realizado em relacionamentos sólidos, construídos ao longo do tempo. 

Júpiter na Casa 10:

Júpiter representa justiça e abundância. Nesta posição, é possível que o indivíduo se empenhe para buscar uma posição social que acredita ser justa e merecida. Outra característica forte é o otimismo que depositam na própria vida, o que, aliado a competência, também ajuda nas conquistas.  

Saturno na Casa 10:

Indivíduos com esse posicionamento podem ser pessoas que lidam bem com a disciplina e com a resiliência e sabem que muitas vezes precisam dar duro para conquistar o que querem. São obstinadas e devem cuidar para não deixar a ambição prevalecer. 

Urano na Casa 10:

São indivíduos que prezam pela liberdade em todos os setores. Não se enquadram no que já está pronto. Buscam inovar, tendem a lidar bem com mudanças e novos cenários que surgem ao longo da vida. Geralmente são indiferentes ao chamado status social. 

Netuno na Casa 10:

Nesta posição, os sonhos guiam as ambições profissionais e sociais. Esses nativos costumam lutar por seus ideais, pois sentem que devem fazer algo que beneficie o mundo. Porém, muitas vezes não é fácil conciliar esse chamado com a realidade do dia a dia. 

Plutão na Casa 10:

Costumam ser indivíduos que precisam se sentir no controle da situação. Obstinados,  intensos e muito dedicados à vida profissional, devem cuidar para a busca por poder não dominar suas escolhas. 

A análise completa do Mapa Astral, com a interpretação das casas astrológicas, signos, planetas, elementos e a forma como todos eles interagem entre si, é fundamental para nossa jornada rumo ao autoconhecimento. Ele traz informações sobre sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que nos possibilita refletir sobre decisões e escolhas que teremos ao longo da vida.