Uma das principais características dos seres humanos é que, independente da personalidade de cada um, somos seres sociais. Vivemos em sociedade e nela nos relacionamos, fazemos amizades, criamos pactos e acordos. E a Casa 11, penúltima casa da mandala astrológica,  nos fala essencialmente dessa coletividade. Os valores humanos, as ações em conjunto, a solidariedade, como olhamos e cuidamos do outro, as amizades que marcam nossa vida e nos abrem a outros círculos sociais. 

Neste setor são despertados os impulsos de participar e retribuir. A finalidade da Casa 11 é pensar no coletivo, na comunidade em que vivemos, olhar além das nossas necessidades e para o outro, buscando uma realidade mais justa e digna para todos. Esse movimento fala muito do mundo que queremos construir para as futuras gerações. Análoga ao signo de Aquário e a seus regentes Urano e Saturno, a Casa 11 é do elemento Ar, que nos fala da fluidez, da força do nosso pensamento e da necessidade de expandir e socializar. 

Por estar muito associada a essa visão do coletivo, a décima primeira casa simboliza nossas amizades. Sua configuração indica o que buscamos em uma amizade, os pontos que consideramos importantes e como nos doamos para construir essas relações. A verdade é que, em uma relação verdadeira e profunda de amigos, existem laços que nos unem, mas há também liberdade, espaço e um maior desprendimento, diferente do que ocorre em relações amorosas ou familiares, por exemplo.  

Principais Temas da Casa 11 

A Casa 11 nos fala sobre a importância de pensar no plural, acolhendo e respeitando as diferenças e ao fazermos isso, conseguimos entender melhor também quem somos e quais são nossas prioridades e nossos grandes ideais. Aqui, após focarmos em nosso trabalho, sucesso e realização pessoal na Casa 10, administramos o que vamos fazer com esses ganhos e benefícios em prol dos outros, como podemos usar nosso status para ajudar, motivar causas sociais, fazer algo não só para nós, mas olhar para o mundo que nos cerca e entender que todos habitamos a mesma “grande morada”. 

Além das relações de amizade e da visão mais voltada para o bem-estar social, a Casa 11 reúne temas como clubes, associações profissionais como sindicatos, ativismo coletivo, ONGs, ou seja, atividades que englobam um grupo de pessoas em torno da mesma finalidade ou convivendo de forma a cooperarem uns com os outros. 

Proteger o meio-ambiente, defender os animais, se envolver em sindicatos e lutar pelos direitos de sua classe profissional, organizar e participar de mutirões de doações. São inúmeras as formas como as pessoas se associam a causas coletivas e isso pode ser indicado através da análise da configuração da Casa 11, levando em conta os signos, planetas e aspectos ali presentes. 

Planetas e a Casa 11

Sol na Casa 11:

Costumam ser pessoas que valorizam seu espaço e liberdade, assim como as amizades que constroem ao longo da vida. Esse posicionamento estimula uma maior sensibilidade às causas políticas e sociais. 

Lua na Casa 11: 

Aqui, o sentimento de pertencer a um grupo, a algo maior que si mesmo, é importante para a segurança emocional do nativo. Gostam de cuidar do outro, criar laços de amizade e boas parcerias. 

Mercúrio na Casa 11:

Temas como liberdade, ideais, amizade e criatividade podem ser intensificados por esse posicionamento, devido a impulsividade trazida por Mercúrio. Tendem a se envolver em assuntos humanitários em geral. 

Marte na Casa 11:

Um posicionamento que simboliza indivíduos que sentem urgência em ajudar os outros, fazendo tudo que está ao alcance para ver as pessoas mais animadas ou motivadas. Deve cuidar para não impor sua vontade e assim parecer um controlador. 

Vênus na Casa 11:

Pode representar indivíduos sensíveis às questões alheias, buscando o bem-estar de todos, muitas vezes acima de seus interesses pessoais. Suas amizades são uma fonte de alegria e prazer. 

Júpiter na Casa 11:

Júpiter é o planeta da justiça, da boa venturança e nesta posição pode estimular para que o indivíduo seja mais engajado em causas sociais, tendo também nas suas amizades uma via para lutarem por ideais em comum. 

Saturno na Casa 11

Pode representar pessoas com maior dificuldade para interação social e para desenvolver vínculos de amizade, muitas vezes levados pela insegurança de não agradar o outro. Podem ter poucos amigos, porém os que têm são valorizados e de longa data. 

Urano na Casa 11:

Tal posicionamento estimula o diálogo, o gosto por opiniões diferentes, fazendo com que o nativo tenha uma mente mais aberta, podendo ser ligado em questões espirituais, transitando pelos mais diferentes grupos. 

Netuno na Casa 11:

São pessoas que gostam de se dedicar a suas amizades, ajudando, se envolvendo verdadeiramente nos problemas enfrentados por outros. Esse servir pode ser o que dá mais sentido a sua vida, porém é preciso cuidar para não esperar demais a mesma atitude em troca. 

Plutão na Casa 11:

Tendem a se associar a lutas de causas nobres e importantes, porém a convivência em grupo pode ser um tanto desafiadora, muito pelo sentimento de desconfiança que ronda quem possui essa posição no Mapa. 
Para entender como as casas astrológicas influenciam a sua vida, confira mais sobre esse conteúdo no site Astrologia Luz e Somra. No nosso site você também pode solicitar seu Mapa Astral Online, que funciona como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e um guia para a sua jornada.