A Casa 3 representa o momento em que saímos da esfera pessoal, trazidos pelas casas 1 e 2, e nos lançamos no convívio social. Ela simboliza o jeito do indivíduo se comunicar, o aprendizado, os estudos, os meios de comunicação, a busca por conhecimento e a troca de experiências com outras pessoas. Representada pelo signo de Gêmeos, do elemento Ar, a terceira casa está situada no primeiro quadrante, que corresponde a formação da base onde o indivíduo constrói seus alicerces sociais. 

Todo esse contato com as pessoas, os estudos, a forma de se expressar e o aprendizado da convivência, acontece logo na infância, seja na escola, que pode ser um universo social bastante desafiador ou na família, com irmãos e primos. Por isso, a Casa 3 aparece associada às relações fraternas e ao bom convívio com as diferenças.  É aqui que vamos aprender que as pessoas não são iguais, seja na forma de pensar ou de se expressar. 

Principais Temas da Casa 3 

A terceira casa reúne o raciocínio lógico, a inteligência, uma visão racional frente ao que ainda não conhecemos, a educação básica que recebemos na infância, nossa capacidade de aprendizado, de escrita e de fala, o que prende nossa curiosidade, como queremos canalizar a energia intelectual presente. 

Cada pessoa tem seu jeito próprio de aprender e de se comunicar. O quanto de conhecimento vamos acumular ao longo da vida e de que forma? Leitura, viagens, hábitos culturais, uma boa formação escolar e intelectual? É isso que a Casa 3 nos mostra. Ela indica como observamos, aprendemos e qual nosso potencial para tudo isso.  E além disso, ela nos mostra como pensamos. Gostamos de analisar as coisas? Apostamos mais na intuição? Temos pensamentos originais ou nos deixamos guiar pelas opiniões que nos cercam?  

Nossa infância e relações com pessoas próximas, como amigos, professores, vizinhos, irmãos, primos, também estão muito presentes na terceira casa, porque é justamente com esses contatos que começamos a descobrir quem somos. Desde criança também aprendemos a conviver com as diferenças, moldamos os primeiros aspectos do nosso ”eu” no mundo e tudo isso começa no seio familiar. 

A composição da Casa 3, os planetas que a preenchem, o posicionamento dos signos, influenciam em como nos expressamos, filtramos as informações e absorvemos o que está à nossa volta. Uma pessoa com a Lua na Casa 3 provavelmente terá na comunicação uma forma de nutrir seu lado emocional, já Urano na Casa 3 nos revela o gosto por aprender coisas novas. Entretanto, vale reforçar que essas são as interpretações genéricas, afinal uma análise personalizada só é possível a partir do estudo de todo o Mapa Astral do indivíduo. 

Planetas e a Casa 3

Sol na Casa 3:

Essa posição indica indivíduos que valorizam a troca de conhecimento e de informações. São curiosos, gostam de estar sempre em movimento para descobrir coisas novas.   

Lua na Casa 3:

Esses indivíduos precisam de explorar, aprender, conhecer pessoas, para nutrir seu lado emocional. Costumam ser mais extrovertidos e bem-humorados. 

Mercúrio na Casa 3:

Mercúrio é o regente de Gêmeos, signo ligado à Casa 3. Por isso, essa é uma posição que pode potencializar as aptidões de comunicação, seja escrita ou falada e também estimula o raciocínio rápido.  

Marte na Casa 3:

Indivíduos com essa posição no Mapa Astral podem ter mais coragem e facilidade de exporem suas ideias, sendo mais persuasivos. 

Vênus na Casa 3:

Aqui o dom da comunicação se aflora na inteligência, nas conversas e troca de experiências com outras pessoas.  Costumam ser pessoas com boa capacidade oratória e que conseguem as coisas através do diálogo. 

Júpiter na Casa 3:

Tende a ser um posicionamento que facilita a expressão de ideias, dando ao indivíduo a habilidade para realizar contatos, parcerias, escrever ou ensinar. Costumam ser pessoas bem sociáveis. 

Saturno na Casa 3:

Nativos com esse aspecto podem ser pessoas mais tímidas, reservadas e até mesmo desconfiadas. São ótimas observadoras, preferindo prestar atenção nos outros e no que acontece à sua volta.  

Urano na Casa 3:

Costumam ser pessoas criativas, que se comunicam de forma mais prática e objetiva e gostam de aprender coisas novas. 

Netuno na Casa 3:

Essa posição pode indicar uma certa dificuldade da pessoa se expressar com facilidade, justamente por Netuno estar muito associado à subjetividade, aos sonhos, ao que não é palpável. 

Plutão na Casa 3:

Gostam de ir fundo nos assuntos. Pesquisam, questionam. Podem ser pessoas mais reservadas, que não se abrem com qualquer um pela dificuldade em confiar. 

Quer aprender mais? No site Astrologia Luz e Sombra você pode acompanhar um conteúdo completo sobre astrologia: signos e seus planetas regentes, elementos, casas astrológicas, mitos sobre o assunto e muito mais.