A Casa 5 é o setor do Mapa Astral que nos fala do nosso potencial criativo, dos nossos amores e do que nos dá prazer. Após o despertar da individualidade, que acontece na primeira casa, é na Casa 5 que ela toma uma forma definida.  Passamos a nos conhecer, a desenvolver o amor-próprio e autoconfiança, a entender quem somos e do que gostamos, o que nos faz sentir bem. 

Associada ao signo de Leão, do elemento fogo, e regido pelo Sol, a Casa 5 nos fala dessa energia, desse calor que emana do astro-rei. É a alegria de viver, nossos impulsos criativos. Aqui, muito mais do que fazer as coisas por uma obrigação imposta, queremos obter prazer ao fazê-las, buscando o que nos agrada. Nesse sentido, ela remete à nossa criança interior, que prefere viver desse modo a fazer algo que não goste.

 Principais Temas da Casa 5 

Além da busca pelo prazer com relação a forma de viver, a Casa 5 também nos fala dos nossos amores, das paixões que vivemos. Afinal, o amor também funciona como um combustível da vida, algo que nos dá prazer, felicidade. Quando estamos apaixonados, fazemos tudo com mais motivação, alegria e inspiração e tudo isso se conecta com o sentido principal da quinta casa. 

Na energia luminosa que vem do Sol, reconhecemos quem somos. Por isso, a Casa 5 está diretamente relacionada à autoafirmação do indivíduo. Nossa autoconfiança, assertividade, desenvoltura social e como nos valorizamos são questões trazidas por essa área do Mapa Astral.  

O ato de criar e se auto expressar está associado à Casa 5, não só com relação à criatividade, ao criar em si, mas também com a criação dos filhos. Afinal, qual a maior forma de auto expressão que não a de gerar e criar um indivíduo? E a Casa 5 nos revela como educamos nossos filhos, o que valorizamos nessa criação e como os preparamos para o mundo. 

O signo ou planeta que ocupa a Casa 5 indica o modo como entra em cena o que em nós é criativo e sobre os prazeres que nos despertam. E aqui, vale lembrar, prazer não é apenas algo ligado ao sexo, festas, relacionamentos fugazes. Uma pessoa pode sentir prazer em trabalhar com afinco, outra pode sentir prazer em uma vida caseira e tranquila e uma terceira através de viagens e aventuras. O que te faz feliz? O que traz brilho para a sua vida? Como você lida com a criatividade e com o próprio ato de criar? Essas são algumas perguntas que a análise da Casa 5 pode nos ajudar a responder. 

Planetas e a Casa 5

Sol na Casa 5:

Nativos com esse posicionamento costumam ser confiantes, seguros de si, alegres e cheios de energia. Gostam de aproveitar a vida, viver romances. Os filhos têm grande importância, pois representam sua continuidade.

Lua na Casa 5:

Esse aspecto sugere um indivíduo que busca no entretenimento uma forma de se nutrir emocionalmente. Geralmente são alegres, bem-humorados. Podem estar sujeitos a variações de temperamento e dificuldade para lidar com o amadurecimento.

Mercúrio na Casa 5:

Costumam ser pessoas que buscam prazer em atividades mais criativas, em boas conversas e trocas de experiência, vendo o prazer da diversão de uma forma mais lógica.

Marte na Casa 5:

Esses nativos tendem a ser bem criativos, cheios de energia e por isso podem ter uma certa preferência por atividades competitivas. Gostam de conquistar e seduzir e podem ser pais bem enérgicos e protetores.

Vênus na Casa 5:

Esse é um posicionamento que pode reforçar a vaidade e a busca por auto satisfação do indivíduo. Tendem a ser carismáticos, sedutores e gostam de ser admirados. Tem um forte senso de família.

Júpiter na Casa 5:

É um aspecto que caracteriza o otimismo. Esses nativos tendem a valorizar o prazer e a diversão, seja através de romances, atividades lúdicas e criativas, esportes. Gostam de viver o que a vida tem de bom.

Saturno na Casa 5:

Saturno nesta área pode fazer com que a pessoa reprima mais seus sentimentos, sendo mais reservado e retraído, o que pode dificultar relacionamentos. Ainda crianças tendem a parecer mais velhos e maduros.

Urano na Casa 5:

Tendem a ser pessoas que valorizam a liberdade e a individualidade na criação dos filhos. São estimulados por atividades criativas, que tragam novas formas de ver as coisas.

Netuno na Casa 5:

Essa posição pode estimular o lado mais criativo e artístico do indivíduo, desenvolvendo uma maior sensibilidade em suas atividades. Tendem a ser românticos em suas relações e bem intensos na criação dos filhos.

Plutão na Casa 5:

Podem ser pessoas que possuem uma forma de viver bem intensa, mergulhando de cabeça em busca de prazer, amor e diversão. Costumam ter uma personalidade bem marcante, sabem o que querem e vão em busca disso.A análise das Casas Astrológicas é fundamental para o entendimento da nossa personalidade e ela é realizada a partir do Mapa Astral, uma importante ferramenta para compreendermos melhor os caminhos e propostas oferecidos pela vida. Mais do que isso, é mergulhar nas próprias potências e superar os obstáculos com mais clareza. Faça o seu de forma totalmente online no site Astrologia Luz e Sombra.