A casa 6 na Astrologia

Representada pelo signo de Virgem e pelo planeta Mercúrio, a Casa 6 simboliza os bons costumes que resultam no bom funcionamento do nosso organismo, a rotina que nos leva a uma vida mais prática e eficiente, como lidamos com nosso trabalho diário e também com as atividades que, nem sempre são prazerosas, mas precisamos realizar para que nossa vida flua. 

Ela encerra o ciclo das casas abaixo do horizonte, que são os símbolos da vida individual, apontando a preparação do indivíduo para o ingresso na vida coletiva.  Assim como a Casa 12, ela é considerada uma casa purificadora, sinalizando a purificação do corpo. É o setor em que o indivíduo se prepara para os ciclos da vida, se organiza internamente. É o cuidado com o corpo, com a saúde, com o nosso trabalho, como agimos para obter o melhor da nossa vida cotidiana. 

Conhecer as configurações da sexta casa do seu mapa astral é entender o seu conhecimento prático, sua capacidade de resolver problemas, de lidar com as dificuldades e imprevistos, de cumprir com suas obrigações de forma eficiente. 

E como no nosso cotidiano o trabalho está muito presente, afinal é algo que fazemos praticamente todos os dias e durante muitas horas, ele também está fortemente simbolizado na Casa 6. Porém, aqui não falamos de carreira e do sucesso profissional em si, mas do trabalho diário, do ato de realizar tarefas, de termos uma responsabilidade e de como lidamos com as pessoas que fazem parte desse círculo, sejam nossos colegas ou funcionários. 

Quer aprender ainda mais sobre Trabalho, Vocação e Realização? Confira o vídeo abaixo:

Principais Temas da Casa 6 

A Casa 6 reúne nossos hábitos de higiene, nossa alimentação, horas de sono, prática de exercícios físicos, a disciplina para realizar tarefas, ou seja, tudo que fazemos e nos traz uma melhor qualidade de vida. Por isso não é certo resumi-la como a “casa da saúde”.  Porém no momento em que buscamos nos alimentar e dormir bem, ser produtivo porém respeitando nossos limites, fazer exercícios, manter nossa casa limpa e agradável, estamos cuidando da nossa saúde física e mental. 

Não é difícil associar a Casa 6 ao elemento Terra, do qual faz parte o signo de Virgem. Esse setor do Mapa Astral simboliza uma produção eficiente, o gosto pelo trabalho e a vontade de se manter ocupado. Por isso, é um local que representa o conhecimento prático, nossa capacidade de resolver problemas, de lidar com as dificuldades e imprevistos, de cumprir com nossas obrigações de forma eficiente. 

Nela também reunimos a forma como lidamos com a crítica e com a autocrítica, como reagimos a um feedback do nosso superior, que tipo de chefes somos, como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho, que são questões tão presentes na vida do indivíduo. Na Casa 6 também vemos manifestar o nosso senso de dever. A capacidade de ser útil, ajudar outras pessoas, servir. Isso nos ajuda a dar sentido à vida.  

Planetas e a Casa 6

Sol na Casa 6:  

Esse é um posicionamento que valoriza o empenho e a dedicação. Costumam ser indivíduos comprometidos, organizados, que gostam de responsabilidade e de servir ao próximo. 

Lua na Casa 6: 

Podem ser indivíduos que buscam sempre ajudar outras pessoas, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Lidam com assuntos como saúde e rotina de forma mais emocional. 

Mercúrio na Casa 6: 

Aqui o planeta da comunicação pode favorecer as relações de trabalho, o pensamento lógico, dando ao indivíduo também uma certa facilidade para lidar com imprevistos do dia a dia. 

Marte na Casa 6:

Costumam ser pessoas com muita energia para trabalhar, cumprir com as tarefas da casa, fazer exercícios. Procuram lidar com as responsabilidades de forma objetiva, porém às vezes é preciso aprender a desacelerar. 

Vênus na Casa 6:

Essa combinação indica relações profissionais mais harmoniosas e um zelo maior com a saúde, com os cuidados da casa. Possivelmente são pessoas que encontram prazer na rotina. 

Júpiter na Casa 6: 

É um posicionamento que pode indicar um bom relacionamento com funcionários e colegas de trabalho e até mesmo uma certa propensão ao sucesso. Já na rotina da vida, é preciso estar atento para não cometer excessos que podem prejudicar a saúde. 

Saturno na Casa 6:  

Indivíduos com esse posicionamento podem ter uma tendência maior a cobranças pessoais, tendo dificuldade para relaxar e levar uma vida mais leve. É preciso buscar paciência para lidar com o outro, principalmente no ambiente de trabalho. 

Urano na Casa 6:

São indivíduos que costumam valorizar novas experiências profissionais, não se acomodam. Não são muito adeptos de uma rotina rígida, precisam estar sempre renovando sua forma de viver.  

Netuno na Casa 6: 

Um posicionamento que insere mais imaginação e criatividade no cotidiano, sendo pessoas que buscam rotinas mais alternativas de cuidado com o corpo e com a saúde. 

Plutão na Casa 6:

Indivíduos com Plutão na Casa 6 costumam ser bem adaptados a cumprirem suas tarefas, seja no trabalho ou no dia a dia. Gostam de se sentir eficientes, úteis e produtivos. 

Quer saber mais como as Casas Astrológicas influenciam a sua vida? A análise completa do Mapa Astral traz informações sobre sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.