A Casa 9 nos fala sobre a nossa vontade de ir mais longe, de aprender, conquistar o desconhecido, expandir a mente. Representada pelo signo de Sagitário, regida por Júpiter, essa é a casa que simboliza a experiência acadêmica, os estudos de nível superior e as pesquisas. É aqui que expandimos o saber, buscamos aprender coisas novas, enxergar além do que a vista alcança e assim podemos descobrir também quem realmente somos. 

A configuração da sua Casa 9 no mapa astral vai te mostrar os novos horizontes que se abrem e apontam para a vivência do seu “eu” transformado, além de encontrar e dar significado às suas experiências e a vida. 

Quando entendemos o significado das casas astrológicas, percebemos que cada uma preenche um espaço para completar nosso desenvolvimento como ser humano. Assim, enquanto a Casa 1 é onde a nossa identidade começa a tomar forma, é na Casa 9 que buscamos um conhecimento total sobre essa identidade que se formou. Não se trata apenas de existir. Queremos saber quem somos de fato, nosso lugar no mundo, descobrir o significado maior para a nossa existência. 

Seguindo essa mesma lógica, enquanto na Casa 3 construímos a nossa base do aprendizado, na nona casa já nos comportamos de outra forma. Não queremos apenas ouvir o que o professor tem a dizer. Queremos questionar, exercer um olhar mais crítico, formular as nossas próprias perguntas e pensar por conta própria, por isso ela é tão associada aos estudos filosóficos, aos mestres e gurus, que inspiram gerações com ideias muitas vezes à frente de seu tempo. 

Quer aprender ainda mais sobre as Casas Astrológicas? Confira o vídeo abaixo:

Principais Temas da Casa 9 

Justamente por estar muito associada a essa necessidade de saber, descobrir, questionar, temas como filosofia, religião, espiritualidade e grandes viagens estão muito presentes na Casa 9.  Viajar é uma forma de conhecer novos mundos e novas culturas. Entender que o que você julga diferente ou exótico pode ser normal para o outro, e que, afinal, o conceito de normal e diferente é bem relativo. Nos deparar com novas realidades e formas de pensar nos ajuda a expandir nossa mente e a configuração da Casa 9 indica a forma como o indivíduo lida com a experiência de conhecer outro país ou morar longe de sua terra natal. 

É na Casa 9 que lidamos com a ideia de Deus ou de forças superiores, os assuntos mais misteriosos da existência, cursos de aperfeiçoamento, estudos como graduação,  pós-graduação, mestrado, questões éticas, nossas crenças e ideais. Após mergulharmos nas nossas dores e dificuldades na Casa 8, a nona casa nos mostra os novos horizontes que se abrem e apontam para a vivência de um “eu” transformado.  Sua missão mais profunda é encontrar e dar significado às experiências e a vida. 

Planetas e a Casa 9

Sol na Casa 9:

Essa posição indica a sede pelo saber, de sempre ir mais longe e descobrir coisas novas. Esse indivíduo pode ter uma tendência a querer se aprimorar cada vez mais, buscando nos estudos e no próprio autoconhecimento uma forma de evoluir. 

Lua na Casa 9:

Aqui a prática do saber e a busca por conhecimento é uma forma de segurança emocional. Costumam ser pessoas que gostam de se sentir estimuladas intelectualmente, conhecer outras culturas, pessoas e assim ampliar sua visão de mundo.  

Mercúrio na Casa 9:

A nona casa está associada a Sagitário, que é justamente o signo oposto a Gêmeos, regido por Mercúrio.  Então esse posicionamento pode indicar um equilíbrio entre o raciocínio lógico e o abstrato. Costumam ser pessoas mais flexíveis e abertas a novas ideias. 

Marte na Casa 9:

Tendem a ser indivíduos curiosos e dispostos a desbravar o desconhecido. Aqui, a coragem impulsiona o nativo a criar projetos, compartilhar suas ideias, experimentar coisas novas. 

Vênus na Casa 9:

Este é um posicionamento que pode indicar um maior interesse sobre assuntos existenciais, reflexões sobre a vida. Tendem a ser pessoas que têm prazer em aprender e estudar, sem que isso seja exatamente uma obrigação. 

Júpiter na Casa 9:

Tendem a ser pessoas com maior interesse sobre assuntos como fé, espiritualidade e conhecimentos antigos. Têm uma maior facilidade de encarar a vida com otimismo e esperança, mesmo em momentos difíceis. 

Saturno na Casa 9:

Aqui o grande desafio é lançar voo rumo ao desconhecido. Geralmente as pessoas com esse posicionamento tendem a ser mais ponderadas, realistas, observadoras. Gostam de estudar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão.

Urano na Casa 9:

Costumam ser indivíduos com mente inquieta, que gostam de conhecer novos lugares, pessoas, experiências. É motivado a estudar temas pouco explorados, justamente por seu interesse por tudo que é inédito, que possa lhe ajudar a expandir a mente. 

Netuno na Casa 9:

A imaginação aguçada pode fazer com que o indivíduo se interesse pelo que está além da sua compreensão. Quanto mais difícil de entender, melhor. O conhecimento é vital para o desenvolvimento espiritual. 

Plutão na Casa 9:

Este é um aspecto que revela um sentimento de compaixão no nativo. Geralmente são pessoas empáticas, que gostam de ajudar ao próximo, não só de forma material, mas como apoio emocional. 

Quer saber mais como as Casas Astrológicas influenciam a sua vida? A análise completa do Mapa Astral traz informações sobre sua personalidade, possibilidades e desafios e é uma ferramenta que vai fazer você refletir sobre suas decisões e escolhas ao longo da vida.