Neste post, falaremos sobre a Lua em Câncer, que é o astro regente desse signo! A energia canceriana está em seu domicílio, ou seja, tem algumas de suas principais características potencializadas pelo planeta que, além de o reger, o está abrigando nessa configuração.
Existe um alinhamento das qualidades apresentadas nesta parceria no Mapa Astral. Tanto a Lua quanto Câncer prezam pela afetividade, honram a ancestralidade e a nutrição emocional, e são muito sensíveis às necessidades do outro. Um verdadeiro baú de emoções.
Câncer é um signo pertencente ao elemento água, o que o torna suscetível aos movimentos externos, fazendo com que os mesmos o afetem, especialmente tendo-o como signo lunar. Com tanta sensibilidade, é importante desenvolver a capacidade de filtrar o que lhe faz bem daquilo que, eventualmente, poderá se tornar tóxico.
Agora é hora de seguir com a sua leitura e aprender sobre o significado de ter esse astro em Câncer, num signo do elemento Água, entender quais são suas características mais marcantes, sua relação com a maternidade e as potências e desafios desse aspecto.
A Lua na astrologia
Esse astro é um abrigo do reino dos sonhos, do psíquico, do emocional e espiritual. É um templo onde carregamos emoções, afetos e intuição. Na Lua as histórias não são contadas com base nos fatos, mas na memória afetiva e nos sentimentos despertados pelos acontecimentos.
Ainda não sabe o seu signo lunar? Gere o seu Mapa Astral grátis para descobrir.
Veja ainda: Lidando melhor com suas emoções com a ajuda da Lua
Regências da Lua
- Câncer é o domicílio da Lua, seu regente. Esse encontro fala sobre o dom do cuidado e da afetividade, pela sua sensibilidade e intuição aguçadas e pela importância que dão aos laços familiares, sejam eles consanguíneos ou escolhidos pelo coração.
- Casa 4, também conhecida como Fundo do Céu, é a residência desse astro e onde habita a nossa afetividade, nossas raízes, o apoio com o qual contamos para vivermos a nossa missão de vida no alto do Mapa Astral, no chamado Meio do Céu.
Significado da Lua em Câncer
Nessa configuração, há enorme apreço pelas afetividades, encontros e valores familiares. É alguém que tem prazer em cuidar, nutrir, e o faz de forma muito genuína. É uma energia que aponta para a necessidade humana de construir um abrigo para se sentir amparado, acolhido e protegido, seja no plano físico ou no emocional. Daí a simbologia do caranguejo, que se recolhe dentro da própria carapaça.
Quem tem a oportunidade de ter um nativo(a) de Lua em Câncer por perto, jamais esquecerá da receptividade sentida em sua companhia. É uma pessoa empática e com sensibilidade para perceber o que o outro sente ou precisa, é hábil na arte de acolher, fazendo com que a pessoa se sinta segura e amparada quando ao seu lado.
Capta a sutileza energética do ambiente onde está presente ou mesmo do momento do encontro, o que ressalta outro de seus dons, a intuição. É importante que o indivíduo tenha consciência do seu lado intuitivo, para conduzi-lo de forma a ajudá-lo a perceber o que está por vir e se preparar para isso. Como preparar a cama para quem chegará cansado.
Generosidade
Outra característica de quem tem o signo lunar em Câncer é a generosidade, ele(a) é generoso(a) ao escutar a história alheia, permite-se ser naquela vivência, pois ao adentrá-la sente que estabelece um elo sincero com quem a conta.
Esse traço também se manifesta na generosidade de se deixar cuidar. Não tem dificuldade para se entregar aos que conquistam sua confiança, permitindo que lhe cuidem e mimem, o que só aumenta seu amor.
Assista também: Lua nos signos – Câncer
Características
- Generosidade
- Afetividade
- Acolhimento
- Família
- Intuição
- Proteção
- Cuidado
- Entrega
Lua no elemento Água
A Lua no elemento Água, especialmente no signo de Câncer, reforça as características do cuidado, da intuição e da afetividade. O(a) nascido(a) sob esse aspecto se emociona com a vida, com os encontros e com as histórias que lhe são contadas.
Em Câncer esse elemento se manifesta através da imaginação das histórias de seus ancestrais, os quais ele(a) honra e faz de tudo para que suas memórias não sejam esquecidas pelo tempo. É como se ele(a) se tornasse o(a) responsável por eternizá-las.
A Água é também o elemento da suscetibilidade e o(a) canceriano(a) tende a se envolver, em algumas situações em demasia, a contextos que não se referem diretamente a ele(a). É legal exercitar a mediação, evitando se envolver profundamente com a vida de todos que o cercam e acabar esquecendo da sua própria.
Lua em Câncer e a maternidade
Não há colo mais seguro, aconchegante e acolhedor do que o da mãe com Lua em Câncer. Ela sofre com a tristeza dos filhos e vibra com suas vitórias de maneira que não há como disfarçar a emoção.
Arruma a bagunça que eles fazem, prepara suas refeições preferidas e os acorda com um carinho no rosto, o qual significa, ao mesmo tempo, amor, admiração, orgulho e, claro, que é hora de acordar. Está sempre atenta às suas necessidades. Sabe quando precisam de roupas novas, de um corte de cabelo ou mesmo de um cheirinho no cangote.
É aquela mãe que não resiste a um beicinho, vai logo abrindo os braços para um abraço caloroso. Quando é chegada a hora dos primeiros relacionamentos amorosos, o que ela quer é ver suas crias sendo bem tratadas. Não aceita que os(a) tratem sem reconhecer que são as pessoas mais importantes do planeta.
Potências e desafios da Lua em Câncer
Dentre suas potências estão seus poderes de sonhar, fantasiar, de amar tendo o cuidado como peça fundamental das suas relações. Está, também, sua ligação e respeito por aqueles que vieram antes e o compromisso de perpetuar suas histórias.
O equilíbrio
Em situações de desequilíbrio o conselho é sempre olhar para seu signo oposto e complementar, que, aqui, é o signo de Capricórnio – focado, prático, que trabalha com foco no resultado e não tem tempo para chorumelas.
O que o indivíduo com Lua em Câncer pode aprender com ele é a viver de maneira mais concreta e pé no chão. Isso o colocará mais presente na vida cotidiana, com todos os percalços comuns ao mundo material. Ajudará a estabelecer limites entre ele e os outros, além de incentivá-lo a transformar ideais em realidade. Os atos de sonhar e viver a realidade têm a mesma magia quando bem administrados.
Mesmo levando tão a sério o passado e sendo grato ao fato de que foram seus ancestrais que viabilizaram sua existência, é importante desapegar um pouco e utilizar o que já foi como combustível para seguir rumo ao Meio do Céu e tornar sua missão de vida em algo palpável.
Por fim, agora que você sabe muito mais sobre a importância do signo lunar, as peculiaridades de tê-lo no signo de Câncer, como é experimentada a maternidade dentro dessa configuração, assim como suas potências e desafios, que tal aprender sobre outros posicionamentos do seu Mapa Astral?