Signo de Libra

Mitologia

O mito de Libra tem como pano de fundo o de Virgem. Astreia, filha da justiça, nasce com uma balança nas mãos. Ela vive na terra disseminado a paz e a harmonia entre os homens num tempo conhecido como Tempo de Ouro. Porém, quando passa a ver os homens guerreando entre si por bens materiais, se sente profundamente deprimida e pede ao seu pai, Júpiter, que a exile no céu. Ele então a transforma na Constelação de Virgem. Astreia leva consigo sua balança, que dá origem à Constelação de Libra – símbolo da justiça não encontrada entre os humanos

A balança do zodíaco

Único signo do zodíaco representado por um objeto, Libra tem a balança como símbolo. O que muito diz sobre a potência libriana, que é norteada pela justiça e que atribui igual importância aos dois pratos da balança, representados pelo eu e pelo outro. Para Libra, a justiça está em olhar para seu semelhante aproximando-se de seu lugar tanto quanto possível e de lá observar o contexto em que se encontra. Dessa forma, o outro é colocado justamente ao lado do eu. O libriano faz com que ele exista não apenas no mundo, mas em seu mundo. Pensar em quem compartilha lado a lado da mesma jornada, entender, aceitar e a esse ser levar o que merece são princípios básicos desse signo.

Força cooperativa

Libra fala da imparcialidade das situações e do encontro baseado no respeito e na harmonia, traz com bastante intensidade a energia cooperativa. Tudo aquilo que sozinho não é capaz de realizar, busca na parceria essa realização. A cooperação se torna um espelho que reflete a união de capacidades que se complementam e que fazem do nós uma força tão potente quanto o eu.

Para saber mais sobre a parceria amorosa libriana assista ao vídeo: Signo de Libra no amor:

A ética como estética

Valor muito associado ao signo de Libra é a estética. Se pararmos para pensar filosoficamente, a ética é de fato uma estética de vida. Há beleza na ética, no respeito, na consideração e na gentileza. É generoso se importar com o outro e se preocupar em deixá-lo à vontade. Ao arrumarmos a casa para receber uma pessoa querida ou ao nos arrumarmos, damos importância à experiência que ela terá conosco. Essa sensibilidade em relação ao belo, que o libriano vê e busca por toda parte, se reflete também na estética que o cerca, onde cores e formas são dispostas harmoniosamente. As exposições de arte são capazes de traduzir a estética libriana, onde tanto a individualidade de cada peça como o arranjo entre elas carregam a mesma importância. É uma visão artística da vida que está na comunicação entre tudo o que se relaciona.

Equilíbrio

O libriano é um verdadeiro equilibrista que, em meio a momentos em que a vida parece pesada, desarmônica e desequilibrada, tem a capacidade de suavizá-la com seu poder de ponderar os fatos, o que lhe dá clareza e evita que seus anseios se tornem geradores de estresse e insegurança. Talvez os librianos sejam os que mais pontuam o quanto somos instáveis e por essa razão buscam, muitas vezes incansavelmente, por paz e fluidez. A valorização dos desejos e da individualidade são exercícios a serem praticados pelos librianos sempre que, de alguma forma, a preocupação excessiva com o outro vulnerabilize o valor da sua própria existência.

Assista ao vídeo sobre equilíbrio e estética no signo de Libra: O signo de Libra – Beleza e ponderação

Exercício da vontade

Há no libriano uma utilização do outro como meio de manifestar sua própria vontade. Ao se ver em uma circunstância em que não consegue se posicionar de modo efetivo, ele acaba insistindo na situação até que o outro tome a decisão que ele não se sentiu capaz de tomar sozinho. Um exemplo é término de relacionamento, momento em que o libriano, mesmo sabendo que a relação chegou ao fim, não consegue colocar um ponto final naquilo e deixa para o outro a atitude de terminar. Para equilibrar, há a necessidade de reconhecer e praticar suas vontades genuínas. Nem sempre é possível agradar os demais. E ponderação sem ação pode levar a uma relação de dependência e à perda de si mesmo. Vale lembrar que uma balança equilibrada tem os dois pratos com quantidades semelhantes.

Para saber mais sobre o signo de Libra, clique e assista Signo de Libra – Características

Quer entender mais sobre a influencia do signo de Libra no seu mapa astral e dar o primeiro passo na sua jornada do autoconhecimento?