Planeta regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio era conhecido como o mensageiro dos deuses na mitologia, o único livre para transitar do céu ao inferno, realizando a comunicação entre os dois mundos. Ele simboliza a rapidez de pensamento, a facilidade e necessidade de se comunicar, a capacidade de análise racional. Se comunicar é a forma de estarmos no mundo, de se fazer entender e também entender as outras pessoas, o que é vital para nossa convivência em sociedade. 

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e leva aproximadamente 88 dias para dar uma volta completa em torno do nosso astro-rei. É o movimento, a rapidez, algo que também está presente na nossa vida o tempo todo. Portanto, entender como Mercúrio se manifesta em nosso Mapa significa entender como é viver em um mundo onde tudo está conectado. 

Cada pessoa tem uma forma de falar, de se expressar. Temos indivíduos que são mais diretos, outros um pouco mais agressivos, já outras pessoas tem um modo mais doce e calmo de expressão. A posição de Mercúrio em cada signo tende a influenciar bastante esse aspecto, embora saibamos que na Astrologia nada pode ser analisado de forma isolada. Entender como Mercúrio se manifesta pode nos ajudar a conhecer nosso meio de expressão mais natural e também o que desperta nossa curiosidade. 

Como Mercúrio se manifesta em cada signo

Mercúrio em Áries: Esses nativos costumam ser mais diretos em sua fala. Possuem raciocínio rápido, gostam de movimento e muitas vezes podem acabar sendo um pouco ansiosos e impacientes ao lidar com outras pessoas. Podem ter uma aptidão maior para discussões, pois gostam de defender seus argumentos com afinco. Pela forma de falar muito direta e ágil, podem ser vistos como agressivos.

Mercúrio em Touro: Aqui a praticidade e o bom senso é a marca de sua expressão. Apostam no que é palpável, real e seu raciocínio funciona da mesma forma. Não gostam do que fica nas entrelinhas. Dessa forma costumam ser pessoas muito focadas, disciplinadas e também seguras na forma como se colocam ao interagirem com outras pessoas. A rigidez taurina faz com que a pessoa seja muito firme em suas opiniões, o que pode resultar em teimosia.

Mercúrio em Gêmeos: Gêmeos é regido por Mercúrio, então aqui temos uma posição de domicílio. São nativos que costumam ter facilidade de se expressar e expor suas ideias, tanto na fala quanto na escrita. Comunicativos, criativos, ágeis, às vezes se envolvem em mil tarefas diferentes, mas têm dificuldade em concluí-las. Por isso é importante respirar e administrar com mais calma esse excesso de movimento.

Mercúrio em Câncer: Essa posição torna o indivíduo mais sensível ao que acontece à sua volta, o que faz com que tenham mais facilidade de  absorver opiniões de outras pessoas.  Mesmo sem muito esforço, registram informações de forma fácil. É uma posição que favorece também a intuição e as emoções afloradas. Suas experiências do passado são importantes para se expressarem no presente com mais segurança. Os laços familiares, a sensação de pertencimento e relações de afeto estruturadas são importantes para que se sintam seguros emocionalmente e consigam se expressar melhor.

Mercúrio em Leão: A palavra aqui é intensidade. Costumam ser pessoas seguras de si, comunicativas, enérgicas e criativas. Esse nativo gosta de se sentir reconhecido por suas ideias. É focado e persistente e não costuma abandonar um projeto quando se envolve. É importante lembrar que deve também ouvir o outro e prestar mais atenção no mundo à sua volta.

Mercúrio em Virgem: Outra posição de domicílio, já que Mercúrio também rege Virgem. Aqui, temos a valorização do lado analítico, do pensar racional e lógico, sempre querendo otimizar e simplificar a vida. Costumam ser práticos e diretos na sua forma de falar, mas também são muito observadores, prestando atenção nos mínimos detalhes. Gostam de produzir, executar tarefas e se sentir úteis.

Mercúrio em Libra: Libra é um signo com forte senso de justiça e com essa posição o indivíduo tendo a desenvolver uma comunicação diplomática, interessado nas relações humanas, no que as pessoas têm a dizer. Costumam ser orientados por seu bom senso, ponderando e analisando a situação antes de expressar uma opinião, por isso geralmente são vistos como pessoas equilibradas, justas e racionais.

Mercúrio em Escorpião: Observadores, sempre atentos aos comportamentos das pessoas que os cercam, esses nativos costumam falar o que pensam, embora não sejam, necessariamente, tão falantes e expansivos. São mais intensos e espontâneos, o que pode magoar as outras pessoas em determinadas situações. Costumam ser muito obstinados, não desistem de uma ideia facilmente e tem grande poder de regeneração, sabendo lidar com desafios. 

Mercúrio em Sagitário: Mercúrio , regente de Gêmeos, simboliza a comunicação e Sagitário representa a busca pelo conhecimento. Eles são signos opostos e que se complementam. Essa é uma posição que estimula o desenvolvimento intelectual, a busca por novas experiências, desbravando o desconhecido. Costumam ser diretos na forma de falar, pois não tem paciência para muitas explicações. É preciso entender que não são donos da verdade e devem ouvir o que outro tem a dizer, pois assim também podem aprender mais e mais.

Mercúrio em Capricórnio: Costumam ser pessoas práticas, organizadas, com uma mente orientada para o sucesso. Gostam do trabalho e do reconhecimento que ele proporciona e por isso são focadas, responsáveis e dedicadas. Podem ser mais sérias e retraídas na forma de se expressar, mas quando se sentem à vontade conseguem se soltar. Como um signo de Terra, a comunicação aqui funciona para ser objetiva e realista, não acontece muito no campo das ideias. Valorizam o que é palpável e real e podem ser um tanto desconfiados. Devem cuidar para serem mais flexíveis e buscar mais leveza na forma de levar a vida.

Mercúrio em Aquário: Aquário nos fala da disrupção de ideias pré estabelecidas, da importância de ir contra o senso comum e desenvolver um olhar voltado para o outro. Costumam ser pessoas que se expressam de forma clara, inteligente e original. Se interessam por causas coletivas e maiores e não tanto pelos pequenos problemas do dia a dia. Geralmente são pessoas sociáveis, que gostam do diálogo e da troca de experiências.

Mercúrio em Peixes: Esses nativos costumam ser sonhadores, criativos e intuitivos. Deixam a mente vagar por suas ideias, por isso nem sempre se fazem entender facilmente. Absorvem as energias a sua volta e dessa forma tem mais facilidade para entender o que passa com os outros, se colocando no lugar do próximo de forma sensível. A mente fervilha de ideias e suposições, mas pode se perder em seu próprio mundo de sonho, por isso é bom entender a importância de manter também os pés no chão.

Cada planeta carrega consigo uma energia, que combinada com os signos e seus elementos nos tornam seres únicos e especiais, com aspectos que devem ser desenvolvidos e lapidados. A astrologia é um importante guia nesse processo de autoconhecimento. Para conhecer um pouco mais sobre a influência dos astros em nossa vida, acompanhe o conteúdo completo em nosso blog.