Saturno era um dos filhos de Urano e Geia (Céu e Terra). Por temer ser destronado por seus herdeiros, Urano aprisionava-os dentro da mãe, o que a deixava frustrada.  Assim, ela tramou um plano de vingança com os filhos, sendo Saturno o único deles que aceitou executá-lo. Ao vencer o pai, ele tornou-se o senhor do mundo, um tirano conhecido por devorar seus filhos conforme eles nasciam. Porém, foi destronado por Júpiter, o único sobrevivente da prole. Na mitologia grega, ele é chamado de Cronos, o tempo. Seu dia da semana é o sábado. 

A ATUAÇÃO DE SATURNO 

Regente de Capricórnio e co-regente de Aquário, na astrologia, Saturno está associado ao senso de responsabilidade, aos limites que são impostos pela vida e ao reconhecimento da realidade. É a experiência adquirida com esforço e trabalho. Ele nos fala de resiliência e restrições. À primeira vista, esses não são temas tão fáceis, portanto, quanto mais maduro é o indivíduo, mais tranquilo é o exercício do papel representado por Saturno. Ao aprender a lidar com limitações e encarar a realidade de frente, é possível se desenvolver sobre alicerces sólidos. 

Quando entendemos como Saturno age em nossa vida, aprendemos a confiar no poder do tempo, a conhecer nossos limites e a lidar melhor com as frustrações, o que nos dá a chance de adquirir confiança em nosso potencial. É a chave para o nosso crescimento e maturidade, para a construção do que é sólido e durável. Este poderoso planeta nos lembra que as provas que enfrentamos ao longo da vida e como lidamos com elas, são fundamentais para a edificação da nossa personalidade. 

Um dos melhores recursos para lidar com a natureza de Saturno é a disciplina. A área que ele ocupa em um mapa de nascimento está sujeita constantemente ao enfrentamento de dificuldades. Uma de suas principais funções é nos testar, colocar-nos à prova e cobrar resultados. A mensagem aqui é de persistência, porém, sempre respeitando os limites e a realidade. 

O RETORNO DE SATURNO

Na astrologia, quando se fala do retorno de determinado planeta, significa que ele completou sua volta em torno do Sol e assim encontra-se novamente na posição em que estava no momento do nascimento do indivíduo. É como uma renovação de energias e também um período em que podemos sentir uma maior influência desse astro em nossa vida. 

O ciclo de Saturno demora aproximadamente 29 anos, mas seus efeitos podem ser sentidos por mais de dois anos. Ou seja, o chamado Retorno de Saturno pode nos atingir dos 28 aos 32 anos. Geralmente, esse é um momento em que aprofundamos nosso processo de amadurecimento, entrando de vez na vida adulta. Podemos avaliar o que conquistamos até aquele momento, o que queremos para os próximos anos e também o que não nos serve mais. 

Ao longo dos anos criou-se um certo mito em torno desse evento, como sendo algo tortuoso e desafiador, mas o amadurecimento é algo que faz parte da vida de todos e deve ser um caminho natural. O Retorno de Saturno não representa uma ruptura radical ou algo que nos faz sofrer, e sim um ciclo da nossa vida, onde podemos nos conhecer melhor, traçar novas metas e assumir a responsabilidade sobre nossas escolhas.  

Abaixo, listamos alguns aspectos harmônicos e desafiadores de Saturno: 

ASPECTOS HARMÔNICOS DE SATURNO EM UM MAPA ASTRAL:

– Resiliência 

– Tolerância

– Comprometimento

– Senso de responsabilidade

– Maturidade

– Inteligência emocional

– Prudência

ASPECTOS DESAFIADORES DE SATURNO EM UM MAPA ASTRAL:

– Insegurança 

– Pessimismo

– Melancolia

– Ambição extrema

– Avareza

– Rancor

– Inflexibilidade

Para aprender um pouco mais sobre a energia e força de cada planeta, acompanhe o conteúdo completo em nosso blog!