Sol em Virgem

Mitologia

Astreia, filha de Júpiter e Têmis – união que simboliza a justiça divina, viveu na terra na Idade de Ouro, época conhecida pela paz e harmonia que reinavam entre os humanos. Filha da justiça, Astreia nasce com esse senso apurado e tem o mesmo como ponto de partida de sua existência. Vivia entre os homens semeando paz, bondade e justiça. Porém, quando passou a observar a decadência humana por meio das guerras por bens materiais, isso a deprimiu de tal forma que foi buscar exílio no céu, onde foi transformada na constelação de Virgem.

Natureza feminina 

O signo de Virgem é o único dos 12 signos do zodíaco representado por uma mulher. O que reflete o patriarcado entranhado nas civilizações desde a antiguidade. Curiosamente, pouco se fala das primeiras civilizações existentes, que foram matriarcais, o que mais uma vez demonstra o abafamento da força feminina.

Esse signo está associado ao feminino, à agricultura, à terra, os quais generosamente nutrem a humanidade. Sua energia representa as dinâmicas femininas da vida, a conscientização do meio ambiente e da ecologia. Quando se fala em ecologia há uma tendência a pensar na natureza ligada ao meio ambiente apenas. Mas Virgem aborda a consciência ecológica da matéria, da mente e da alma. O viver respeitando a natureza que nos cerca, nos acolhe e abraça nossa natureza individual.

Assista ao vídeo abaixo e conheça as características do signo de Virgem:

Terra

Signo do elemento terra, daí sua profunda relação com a organicidade da vida. Virgem valoriza a estrutura do corpo e seus processos individuais. Busca o ser natural, o viver em acordo com a passagem do tempo experenciando a sabedoria de cada fase, e apreciando a duração de cada período. Afinal, poucas coisas na vida proporcionam tamanha satisfação quanto uma fruta, que viveu todo o seu processo com dignidade e, no momento certo, é colhida e saboreada. 

Organização criativa 

Signo de estreita relação com a organização, separa o joio do trigo e traz a pureza orgânica do viver. Os valores virginianos vêm de uma estruturação de dinâmica feminina em que tudo se encaixa naturalmente e com delicadeza. Virgem, em sua essência, permite que o corpo responda espontaneamente à sua constituição e considera a beleza peculiar a cada ser indispensável e insubstituível. O que organicamente se encaixa não será igual no dia seguinte. É a arte de viver artesanalmente. Não se trata de uma repetição engessada, mas criativa.

A organização da energia virginiana nos ajuda a catalogar melhor as informações e conhecimentos que adquirimos no dia a dia, levando-nos a acessá-los com mais facilidade e aplicá-los certeiramente. 

Assista ao vídeo Virgem: desmistificando estereótipos

Mutabilidade e cotidiano

Signo mutável, Virgem respeita a multiplicidade e variedade de todas as espécies. Entende que por mais que façamos tudo igual todos os dias – já que é o signo que rege a casa 6, relacionada à rotina e ao cotidiano – nós não somos os mesmos todos os dias. Somos múltiplos até na repetição das atividades. Logo, quanto mais alinhados estivermos com os nossos hábitos, melhor funcionaremos. Daí a associação desse signo com o bem-estar e o equilíbrio da saúde mental, física e espiritual. 

Crítica e autocrítica 

O senso crítico virginiano é, ao contrário do que se pensa, seu grande aliado. Pois é através desse olhar observador que ele encontra maneiras de se aperfeiçoar. Num primeiro momento, o virginiano pode não se sentir bem quando criticado, mas ao se dar o tempo necessário para elaborar sua própria visão sobre o assunto, ele percebe suas lacunas e se propõe a melhorar. Como já foi falado anteriormente, Virgem valoriza a produção artesanal, ou seja, aquilo que só aprendemos botando a mão na massa. Esse é outro processo crítico em que ele reconhece seus pontos fortes e suas falhas. Com as falhas ele se permite o aprimoramento ou a delegação da função, deixando para si o que reconhece fazer com maestria. 

Veja também: O signo de Virgem – Análise e discernimento

Simplicidade

O que o virginiano mais busca na vida é a simplicidade, ao ponto de poder usufruí-la com praticidade, tornando o aperfeiçoamento mais orgânico. Na vida organizada de virgem, tudo fica mais fácil, mais puro e mais belo, porque se tudo está em seu devido lugar existe também harmonia entre o meio ambiente interno e externo. 

Saiba mais sobre o signo de Virgem no amor:

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos