Vênus é o planeta que simboliza o amor, o apreço estético, o valor às coisas materiais e ao prazer. É regente dos signos de Libra e Touro e, na mitologia, era a deusa do amor, da beleza e da arte, símbolo da versatilidade e instabilidade feminina, movida pela paixão e pela sexualidade. 

Na astrologia, está associada às casas 2 e 7. Enquanto a segunda casa fala sobre recursos financeiros e nossa necessidade de bens materiais, a casa 7 reúne nossos relacionamentos, parcerias, onde entendemos o valor do outro em nossas vidas e o que nos atrai amorosamente. A localização de Vênus em um Mapa Astral indica a forma como o indivíduo expressa seus sentimentos, sua forma de seduzir, o que o atrai no outro, o que ele valoriza em seus relacionamentos e também a forma como ele lida com seus recursos financeiros, afinal, são eles que permitem que tenhamos mais acesso ao conforto e ao que nos dá prazer no campo material.

Como Vênus se manifesta em cada signo

  • Vênus em Áries: A forma de expressar os sentimentos é mais direta e até mesmo impulsiva. Os que nasceram com este posicionamento sabem o que querem e não pensam duas vezes ao irem em busca do prazer e do afeto. São pessoas que mergulham de cabeça em seus relacionamentos e não têm medo da exposição dos sentimentos. Costumam ser bem sociáveis, têm facilidade de fazer amigos. Devem cuidar da impulsividade para não passar uma imagem mais rude. 
  • Vênus em Touro: Esta é uma posição de domicílio, já que Vênus rege Touro. Costuma representar indivíduos que procuram a segurança emocional, ao lado de alguém que demonstre ser leal. Tendem a ser pessoas naturalmente atraentes, que gostam de apreciar as coisas boas da vida, proporcionadas pelos bens materiais. 
  • Vênus em Gêmeos: Aqui o amor se fortalece através da troca de experiências e ideias, do diálogo e do bom humor. Curiosa e comunicativa, a Vênus em Gêmeos gosta de viver relacionamentos estimulantes no campo intelectual. Estes nativos gostam de sair da rotina, viver coisas novas com o par e precisam também da sua liberdade preservada.
  • Vênus em Câncer: Vênus nos fala de amor e Câncer das nossas emoções, portanto, aqui, a sensibilidade transborda. Tendem a ser pessoas que gostam de cuidar do outro, muito carinhosas e atenciosas. Podem ser mais sensíveis, magoando-se com mais facilidade e precisam nutrir constantemente seus afetos. Valorizam a família, buscam um relacionamento estável e costumam ser pessoas caseiras, que gostam de cuidar da própria casa. 
  • Vênus em Leão: Leão é um signo de fogo: intenso, quente e vibrante. Nesta posição, indica pessoas que adoram viver o amor, se apaixonar e aproveitar as coisas boas que a vida oferece. As pessoas com esse posicionamento precisam se sentir valorizadas e queridas ou, caso contrário, perderão a vontade de surpreender e agradar o parceiro. Têm uma espécie de brilho próprio, por isso acabam se tornando o centro das atenções com facilidade aonde chegam. Devem cuidar para que não se tornem muito egocêntricas. 
  • Vênus em Virgem: Aqui o amor se mostra de forma mais analítica. Pessoas nascidas sob esta configuração gostam de cuidar do outro, ajudar a resolver seus problemas e se sentirem úteis no relacionamento. Por terem uma personalidade mais prática e direta, podem ser interpretadas como frias, contudo, Virgem é um signo de Terra, realista e objetivo em sua essência, portanto é normal que sua forma de se expressar amorosamente também seja pautada pela praticidade. 
  • Vênus em Libra: Outra posição de domicílio, já que Vênus também é regente de Libra. Aqui, o indivíduo costuma valorizar seus relacionamentos amorosos, tem um olhar direcionado para o próximo, compreende o sentimento alheio, buscando agir com empatia e diplomacia em suas relações. Sente-se atraído por pessoas educadas, que tenham senso estético e bons modos, já que abomina atitudes grosseiras.   
  • Vênus em Escorpião: Aqui, a intensidade de Escorpião tende a se multiplicar, com emoções e desejos à flor da pele. Pode adotar uma postura excessivamente desapegada ou entrar num modo de intensidade destrutiva, já que Escorpião é o signo que flerta com a finitude das coisas e da vida. Assim, ele precisa sentir que pode expor seus desejos sem tabus para que a entrega seja verdadeira, e, da mesma forma, espera que seu par faça o mesmo. 
  • Vênus em Sagitário: Posição que representa uma Vênus expansiva e sociável. Estas costumam ser pessoas diretas, que não escondem o que sentem e gostam de viver o amor ao máximo. Valorizam sua liberdade e seu espaço pessoal. A sensação de estar preso em um relacionamento, sem crescer, conhecer coisas novas ou até mesmo evoluir de alguma forma, pode ser bastante incômoda para esses nativos. A possibilidade de viver aventuras a dois, em um relacionamento com bom humor, são fatores muito importantes. Sentem-se atraídos pela bagagem cultural e inteligência do outro. 
  • Vênus em Capricórnio: Aqui o amor é encarado de maneira prática e racional. A forma das pessoas nascidas com a Vênus em Capricórnio demonstrarem seu amor se dá mais através de ações do que de palavras e nem todos estão acostumados a isso. Preferem a realidade no lugar da fantasia, prudência ao invés de docilidade e valorizam relacionamentos estáveis, construindo pouco a pouco um caminho duradouro e sólido.  
  • Vênus em Aquário: Inovadora por natureza, a Vênus em Aquário pode representar um modo de se relacionar diferente dos demais, já que não gosta de seguir muitas regras e padrões.  Esse indivíduo é desapegado e valoriza sua liberdade acima de tudo, pois acredita que é possível viver uma relação amorosa e sólida, mas que respeite a individualidade de cada um. Seus relacionamentos são pautados pela amizade e pelo companheirismo, com espaço para o diálogo e compartilhando dos mesmos ideais.  
  • Vênus em Peixes: Aqui temos outra posição que reforça a fluidez das emoções. Para esses nativos, o amor é muito importante. Entender o outro, vivenciar os sentimentos de forma profunda e empática é essencial para eles. Costumam ser pessoas intuitivas, com uma mente sonhadora e criativa e que absorvem com facilidade a energia das pessoas próximas, por isso podem ter um humor um pouco variável. Precisam se sentir amadas e queridas ou acabam se magoando facilmente, escondendo assim suas emoções como forma de proteção. É preciso também que sejam acolhidas em seus sonhos e sensibilidade acima da média.

Cada planeta carrega consigo uma energia, que combinada com os signos e seus elementos, nos tornam seres únicos e especiais, reunindo aspectos que devem ser desenvolvidos e lapidados. A astrologia é um importante guia nesse processo de autoconhecimento. 

Para conhecer um pouco mais sobre a influência dos astros em nossa vida, acompanhe o conteúdo completo em nosso blog.