Mercúrio
Mercúrio

Filho de Júpiter (Zeus) e Maia e irmão de Apolo, Mercúrio, na mitologia, era conhecido como mensageiro dos deuses, devido ao seu trânsito livre entre os mundos. É o planeta mais próximo do sol e o mais ágil, o que diz muito sobre sua simbologia, que está ligada ao movimento e à rapidez. Rege Gêmeos e Virgem, associados à casa 3 e à casa 6 do mapa astral. Cada dia da semana é regido por um planeta. Mercúrio rege a quarta-feira, representando comunicação, adaptação, flexibilidade, intrigas, negócios, movimento, trocas, informação, curiosidade, inconstância, dispersão, intelecto. A energia do dia pode ser canalizada para expansão de conhecimento e rede de relacionamentos. Atividades em que prevaleçam razão, lógica e cura.

Mitologia

Na mitologia, quando Maia deu à luz Mercúrio, ela o enfaixou e o colocou em um buraco num Salgueiro. Mercúrio, ao perceber que sua mãe não estava mais lá, se desenrola, sai do buraco e depara-se com o rebanho de seu irmão Apolo. Sem deixar rastros, ele conduz o rebanho para outro lugar. Apolo, que é o deus que tudo vê, vai contar ao pai que o irmão lhe roubou o rebanho. Depois de muito negar, Mercúrio confessa ao pai o que fez e Zeus o faz prometer que nunca mais mentiria. Mercúrio aceita não mentir com a condição de não ter que falar toda a verdade. 

Dual

Como seu mito conta, na astrologia Mercúrio tem a função de se enrolar e desenrolar das situações. Para isso, sua comunicação, agilidade, flexibilidade e facilidade de adaptação são grandes aliadas. Este mensageiro, que estabelece contato entre homens e deuses levando e trazendo recados e tendo sempre consigo a dualidade, transita pelos três mundos: céu, terra e nas profundezas de Hades – deus dos mortos e dono do mundo inferior. Ele nos leva a olhar de diversas perspectivas, gerando questionamento e, consequentemente, mudança. Mercúrio, o andrógino, carrega as energias masculina e feminina, aproxima e afasta, esclarece e confunde, é o “e se?”, o “quem sabe?”, a curiosidade que nos move. 

Somos investigativos na casa onde Mercúrio está localizado no mapa astral e a partir dessa localização será revelada a forma como aprendemos a lidar com a nossa própria dualidade. Sua posição levará cada um a viver diversas experiências paradoxais que colaboram na descoberta da própria multiplicidade interior. 

Curioso

Conforme vamos vivendo e andando pela vida, as mudanças vão acontecendo e é através delas que Mercúrio busca, com o coração aberto para o mundo, o diferente e tudo o que aguça sua curiosidade. 

Ligado à inteligência, às aptidões intelectuais e à forma como raciocinamos, Mercúrio tem a ver com uma lógica bastante própria. Cada um é inteligente de um modo particular. E esse planeta opera como uma rede de informações e aprendizados que temos a capacidade de compreender e apreender.

  • Nos signos de ar: inteligência lógica.
  • Nos signos de água: inteligência afetiva/emocional.
  • Nos signos de fogo: inteligência intuitiva.
  • Nos signos de terra: inteligência pragmática.

Afinidade: Gêmeos e Virgem

Sua afinidade com o signo de Virgem está associada ao aprendizado pela prática e à capacidade analítica. Ao experimentar, constatações vão sendo feitas e as mesmas podem se tornar teorias. A organização de virgem se associa à função discriminativa e catalogadora de Mercúrio.

Assista ao vídeo: Mercúrio, regente de Virgem

Sua afinidade com o signo de Gêmeos, que é o grande representante de Mercúrio com sua natureza dual, absorve o aprendizado pela informação, de forma intelectual e teórica.

Assista ao vídeo: Mercúrio, regente de Gêmeos

Racional

Embora Mercúrio tenha memória intelectual e racional, quando em um signo que tem relação com a afetividade ou numa casa ou aspecto com planeta associado ao afeto, essa inteligência lógica muito provavelmente estará associada à memória afetiva. O que levará essa pessoa a se beneficiar dela para lembrar-se das coisas. 

Mercúrio definitivamente não foi feito para o foco, a dispersão é uma qualidade natural deste planeta, é o que atiça sua curiosidade. Ele está presente para coletar o máximo de informações possível ao longo de sua trajetória e se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, desenhos, não importa, ele vai sempre encontrar uma forma de se manifestar e de passar adiante o que aprendeu. Daí a dificuldade que temos em guardar segredo sobre o que está relacionado à casa onde Mercúrio está localizado. 

Mutável

A propósito, Mercúrio sempre comunicará o que está acontecendo no momento, sem verdades preestabelecidas. Para Mercúrio não existe “para sempre”, nele a verdade muda e é impermanente, tudo está em movimento, especialmente o pensamento: penso, e ao pensar posso mudar de opinião.

Assista ao vídeo: O Planeta Mercúrio – Mensageiro dos Deuses

Encomende o seu Mapa Astral Completo

E se você pudesse conhecer e compreender melhor as suas potências e desafios, podendo explorar seus talentos e desenvolver aspectos não tão fluentes da sua personalidade? O seu Mapa Astral traz tudo isso e muito mais…

Destaques do Blog

Ver todos