Signo complementar

O inverno se aproxima do fim no hemisfério sul e isso significa que estamos na temporada de Sol em Virgem. Signo mutável do elemento Terra, ele nos oferece cerca de um mês para colocar a vida em ordem, em todos os sentidos possíveis.

Virginianos são injustamente recriminados por conta de seu apreço pela “organização”. Mas é preciso lembrar que esta palavra tem a mesma raiz de outra, muito importante, que é “orgânico”. Esta semelhança nos ajuda a compreender em mais profundidade a verdadeira natureza, com trocadilho, do signo de Virgem.

Assista ao vídeo: Virgem – Desmistificando estereótipos.

No mito, isto fica bem fácil de entender. Vamos a ele.

A Deusa Astreia

Astreia era filha de Zeus e de Têmis, a própria personificação da justiça divina. Quando nasce, herda esse atributo de sua mãe na forma da balança. Ou seja, o justo e o correto são os pontos de partida da sua existência.

Ela era responsável por disseminar a paz entre os humanos e as sementes para que eles pudessem cultivar os alimentos. Aí já temos a dica de um valor importante para o signo de virgem que é a nutrição, ou seja, o cuidado. Ela era a protetora dos campos, da natureza e da agricultura.

Num episódio que continua extremamente atual nos dias de hoje, ela se entristece profundamente quando os homens, com a invenção do arado e da produção agrícola excessiva, passam a viver em dissonância com os ritmos da natureza. Ela então se exila no céu, onde é constelada como Virgem. Ao seu lado, a balança é constelada como Libra.

É curioso que Virgem seja o único signo do zodíaco representado por uma mulher e seja justamente um dos que mais sofrem preconceito. Quase cinco mil anos de patriarcado nos afastaram, como sociedade, de tal forma dos valores femininos que hoje as características deste signo são no geral mal compreendidas e, muitas vezes, rejeitadas. Mas que características são essas?

Características de Virgem

Artesania

Viver é uma arte e Virgem sabe disso como ninguém. A cada dia, temos a oportunidade de nos aperfeiçoarmos e de aprender com os nossos erros, buscando, se não o perfeito, pelo menos o ótimo. O tempo vale ouro e fazer as coisas funcionarem da melhor forma possível é chave para o bem-estar e a realização.

Crítica

É preciso separar o joio do trigo, distinguir o que serve do que precisa ser descartado. Virgem rege o intestino delgado, que é justamente o local no nosso corpo onde o que ingerimos passa por essa triagem. Os nutrientes são absorvidos e enviados para os órgãos enquanto o que é resíduo segue seu fluxo para ser eliminado. Esse discernimento de Virgem é fundamental tanto no lado prático da vida como em dimensões mais sutis. Quem é que já não se pegou guardando emoções que não servem mais para nada?

Ritmo

Vivendo em grandes cidades é fácil nos desconectarmos dos vários ciclos do corpo e da natureza. Mas goste disso ou não, somos natureza e estamos submetidos às suas leis. Podemos acordar e almoçar cada dia num horário, comer a mesma fruta o ano todo, mas quem busca se afinar com o ritmo natural vai inevitavelmente alcançar mais saúde – e de novo aqui estamos falando de saúde física, mas também mental e espiritual.

Virgem gosta da rotina, do método. Não que precise ser sempre do mesmo jeito, ao contrário, já que estamos falando de um signo mutável. A busca pelo aperfeiçoamento, de que já falamos, o impele sempre a ajustes e melhorias. A vida não está a serviço da rotina, é a rotina que está a serviço da vida.

Conhecimento

Regido por Mercúrio, Virgem valoriza o aprendizado e o conhecimento. Mas em vez de um aprendizado intelectual como em Gêmeos (o outro signo regido por Mercúrio), em Virgem tudo que se aprende é de forma prática. É na repetição, no teste, erro e acerto que Virgem constrói seu sólido arcabouço de saberes.

Leia mais sobre a influência de do Sol em Virgem em cada um dos signos.

Iluminando a sombra de Virgem

Como todos os signos, Virgem também tem suas armadilhas e pontos de atenção. Como sempre, em vez de tentar abafar um lado, vamos olhar para o seu oposto complementar e buscar desenvolvê-lo de forma a equilibrar esse eixo.

Isso vale para quem tem Sol em Virgem ou quem tem uma presença marcante do signo no mapa astral — um concentração de planetas ali, por exemplo —, mas também para todos nós durante esta época do ano em que o Sol transita por Virgem. Da mesma forma que temos a possibilidade de aproveitar suas virtudes, estamos também propensos a cair em suas armadilhas.

Assista ao vídeo: Signo de Peixes – características.

Peixes, ativar!

Nossa mestra, Emma Costet de Mascheville gostava de fala: “Virgem, não critiqueis seu irmão sem antes andar sete dias nas suas sandálias”. Essa capacidade de Peixes de se envolver emocionalmente com a dor do outro é um ponto de trabalho importante para Virgem. Por ser muito crítico, corre o risco de ferir com sua objetividade e perfeccionismo.

Além disso, ao focar exageradamente nos detalhes, podemos perder a noção do todo. Por vezes é preciso dar um “zoom out” da cena para poder enxergá-la de modo mais completo. Peixes consegue fluir com mais tranquilidade através dos pequenos e até grandes percalços da vida, enquanto Virgem pode ser perder em detalhes e até desenvolver uma grande ansiedade desnecessária.

O recado de Peixes para Virgem é: tudo encontra seu caminho. Confie.

Quer entender mais sobre o seu próprio mapa astral e dar o primeiro passo na sua jornada do autoconhecimento?