Netuno, conhecido na mitologia grega como Poseidon, era o soberano dos mares. Com seu tridente, ele dominava as águas, provocava tempestades e fazia brotar nascentes. Governava seu império com uma calma inabalável e, do fundo dos oceanos, percebia tudo que acontecia na superfície. 

Na astrologia, ele é o planeta regente de Peixes, representa o abstrato e o misterioso, o canal que leva o indivíduo a fazer contato com o inexplicável. As experiências relacionadas a Netuno talvez não possam ser explicadas de forma lógica, mas com certeza podem ser sentidas. Para isso, é preciso estar atento à sensibilidade e à intuição, algo que nos dias de hoje, em uma sociedade cada vez mais acelerada e materialista, nem sempre é tão fácil. 

 A ATUAÇÃO DE NETUNO 

Ligado ao psiquismo e à produção de subjetividade, Netuno simboliza nossa capacidade de sonhar, nos fala dos assuntos da alma. Assim, ele trata também das agitações vindas de dentro para fora, que podem provocar a revolta da superfície. No dia a dia, muitas vezes deixamos de lado a sensibilidade, a inspiração e até mesmo a manifestação das nossas emoções. Assim, quando fazemos contato com elas, podemos ser tomados por uma certa angústia e ansiedade. É por isso que Netuno também se associa às pressões psicológicas, aos enganos, à melancolia. 

Quer conhecer um pouco mais sobre Netuno? Confira o vídeo abaixo: 

A casa onde se encontra no mapa natal está sujeita a passar por experiências de natureza enigmática, além de ser uma área beneficiada pelo uso da intuição e da imaginação. Assim, onde temos Netuno, é preciso um trabalho profundo de organização psíquica, de modo a tranquilizar a alma e fortalecer o espírito. Dessa forma, o indivíduo estará mais preparado para lidar com conflitos, buscar o aprimoramento espiritual e compreender bem mais além do que os olhos conseguem enxergar. 

Com uma órbita lenta, Netuno leva cerca de 165 anos para dar uma volta completa em torno do Sol, portanto, percorrendo cada signo do zodíaco em, aproximadamente, 15 anos. Desse modo, o signo onde Netuno se encontra em um mapa, corresponde aos sonhos de uma geração, e não aos de cada pessoa em particular. Assim como Plutão e Urano, ele também é um planeta geracional. 

Tudo que se relaciona a Netuno não é óbvio de ser entendido ou fácil de ser explicado. A casa astrológica a ele relacionada é a Casa 12, justamente aquela que reúne todas as vivências e experiências que enfrentamos. Nos domínios de Netuno, não lidamos com o palpável, com o que pode ser visto e explicado. Ele é sutileza, é mistério, é o oceano, calmo em sua superfície, mas prestes a ser chacoalhado por um maremoto que nasce nas suas profundezas. 

Com quais ideais nos identificamos? O que alimenta nossos sonhos, abre nossos caminhos espirituais e toca nossa alma? Essas são algumas perguntas que podem ser respondidas ao entendermos como Netuno se manifesta. 

ASPECTOS HARMÔNICOS DE NETUNO EM UM MAPA ASTRAL

  • Pode despertar maior bondade, compaixão, empatia; 
  • Facilidade de adaptação e convívio; 
  • Maior intuição; 
  • Sensibilidade aflorada; 
  • Aptidão para música, dança e artes em geral. 

ASPECTOS DESAFIADORES DE NETUNO EM UM MAPA ASTRAL 

  • Confusão de pensamentos; 
  • Apatia; 
  • Tendência à melancolia; 
  • Passividade; 
  • Comportamentos destrutivos; 
  • Idealização da realidade. 

Você já sabe como Netuno atua em seu Mapa Astral? Para descobrir, basta ter em mãos as informações de seu nascimento, com dia, horário e local e solicitar seu Mapa Astral